Prefeitura negocia ampliação de leitos com Hospital Santa Isabel para pacientes com covid-19

Saúde
30/03/2021 20h00

Em reunião realizada nesta terça-feira, 30, com  representantes do Hospital Santa Isabel, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), verificou
a possibilidade de ampliação dos leitos para pacientes infectados pelo coronavírus na capital.
 
A instituição filantrópica sinalizou que já tem disponibilidade para ofertar sete unidades de tratamento intensivo (UTI), além da possibilidade de conversão de leitos cirúrgicos para leitos de retaguarda covid.

Nessa configuração, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, além da oferta dos leitos de UTI, que serão regulados pelo Estado, "debatemos a possibilidade de ampliarmos nosso quantitativo de leitos para pacientes com covid, através da conversão de leitos cirúrgicos", pontuou.
 
"Para isso, nossa equipe técnica vai estudar como poderemos reorganizar esse fluxo para que a demanda dos procedimentos cirúrgicos não seja prejudicada em detrimento da ampliação dos leitos covid”, pondera Waneska.
 
Ao final da reorganização dos fluxos, a SMS deve apresentar uma proposta ao Santa Isabel, detalhando quantos leitos podem ser convertidos, sem atrapalhar os procedimentos ordinários atualmente contratados pelo município.

UTI
Sobre os novos leitos de UTI, apesar da possibilidade de serem aderidos ao contrato do município, devem ser financiados pelo Estado, uma vez que é de competência estadual o gerenciamento universal dos leitos de alta complexidade em Sergipe.

A equipe técnica da SMS ainda visitou as instalações do Hospital e avaliou a usina de oxigênio utilizada, uma vez que o município planeja adquirir os mesmos equipamentos a fim de garantir a manutenção dos estoques de oxigênio usados nos tratamentos de pacientes que necessitam de intubação.