População destaca importância das medidas de combate ao coronavírus nos terminais

Agência Aracaju de Notícias
01/04/2021 09h00

Assim que um ônibus para no terminal, um agente se aproxima com o borrifador de álcool 70%, orientando as pessoas que estão com a máscara posicionada de forma errada a utilizarem a proteção de maneira correta.
 
A iniciativa está sendo realizada em todos os terminais de integração, como mais uma das ações da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal Transportes e Trânsito (SMTT), para conter os avanços da covid-19 na capital.

Desde o dia 26 de março, 60 agentes de conscientização uniformizados com uma camisa de identificação azul estão atuando nos terminais de integração de Aracaju, orientando os passageiros e funcionários das empresas de ônibus.

Ao ver um agente passando com o borrifador de álcool enquanto aguardava o ônibus no Terminal de Integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), Maria Enalva dos Santos logo estendeu as mãos para receber o higienizante. “A gente tem que se cuidar, principalmente quando sai de casa. Então essa iniciativa é muito importante, porque orienta e conscientiza as pessoas”, destaca.

Maria Enalva conta que achou interessante observar como as pessoas ao lado também se motivam a higienizar as mãos quando veem alguém fazendo. “Acaba incentivando, e isso é muito importante, porque temos que pensar coletivamente para enfrentar tudo isso”, enfatiza.

A dona de casa Lúcia Fonseca, que também estava no Terminal do DIA, agradeceu pela atenção dos agentes ao receber algumas borrifadas de álcool. “Eu só saio de casa para o essencial, sempre com máscara e tendo cuidado de manter as mãos limpas. Então me sinto um pouco mais segura ao chegar ao terminal e ser recebida com o agente oferecendo álcool e orientando quem não está usando a máscara direito”, conta.

Os agentes de conscientização estão atuando em todos os terminais e têm chamado a atenção de quem passa por eles. Debisson Santana, conhecido como o vendedor de picolé Elegante, relata que recebeu álcool em todos os terminais que passou. Enquanto aguarda o ônibus no Terminal de Integração Leonel Brizola (Rodoviária Nova), Debisson mais uma vez foi abordado pelos agentes de conscientização.

“Acho importante demais essa iniciativa, porque precisamos cuidar da vida e da nossa saúde neste momento tão difícil. Espero que continue assim até a pandemia passar, porque como cidadão a gente se sente mais seguro”, comenta Debisson.

O ajudante de pedreiro José de Oliveira Filho também aguardava pelo ônibus no Terminal da Rodoviária Nova. Ele relata que sempre sai com um frasquinho de álcool para higienizar as mãos, mas que, devido à pressa, acabou esquecendo. Então assim que viu o agente com o borrifador de álcool estendeu as mãos para fazer sanitização.
 
“Muita gente precisa sair de casa para trabalhar, então é muito importante manter as medidas de prevenção, usando a máscara e limpando as mãos. Então é muito importante esse trabalho que está sendo feito, porque ajuda a combater o vírus, ajuda a gente a se prevenir mais”, destaca.