Mais 3.637 doses de vacina foram aplicadas nesta quarta-feira, 31

Agência Aracaju de Notícias
31/03/2021 18h50

O Plano Municipal de Vacinação contra a covid-19 em Aracaju avançou mais um passo nesta quarta-feira, 31, com o início da imunização dos idosos de 68 anos. Ao longo do dia, foram vacinados 2.829 aracajuanos dessa faixa etária e 112 profissionais da saúde, imunizados com a primeira dose, contabilizando 2.941 vacinados. 

Foram registrados, ainda, 568 idosos e 128 profissionais da saúde que receberam a segunda dose, somando um total de 3.637 vacinas aplicadas no drive-thru no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos quatro pontos fixos montados pela Prefeitura de Aracaju para dar celeridade à vacinação.

O bancário aposentado Marcos Costa esteve no posto fixo montado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Grageru, ele relata que o atendimento foi excelente. “Esperei uns cinco minutinhos e logo fui atendido. A técnica de enfermagem que aplicou a vacina mostrou todo o procedimento, pude conferir tudo direitinho, me senti muito seguro”, relata.

A servidora pública Alda Cristina compareceu ao drive da Sementeira para tomar a primeira dose. Ela lembra que cogitou não tomar a vacina, mas depois entendeu a importância. “A vacina é para o nosso bem e para o bem dos outros, é a única forma de garantir a segurança de todos. Então estou muito feliz e emocionada de receber a vacina e espero que logo mais pessoas sejam vacinadas”, expressa.

Nesta quinta-feira, 1º de abril, terá continuidade a vacinação dos idosos de 68 anos. Na sexta, 2, tem início a imunização dos idosos de 67 anos. E no sábado, 3, e domingo, 4, terá plantão de vacinação com foco nos aracajuanos de 66 anos, com vacinação no drive e em cinco UBS's exclusivas: Augusto Franco (conjunto Augusto Franco) Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte), Edézio Vieira de Melo (no bairro Siqueira Campos), José Calumby  (bairro Jardim Centenário) e Marx Carvalho (bairro Ponto Novo).

Orientações para vacinação
Os aracajuanos que optarem pela vacinação no drive da Sementeira, devem preencher o formulário no portal VacinAju e aguardar a liberação do código, que deve ser levado impresso ou no celular no dia da vacinação. O drive funciona das 8h às 17h. 

Além do posto volante, a imunização contra a covid-19 em Aracaju está sendo realizada em 32 UBSs, localizadas em todas as regiões da capital, e em 4 pontos fixos de vacinação, montados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na Escola Estadual Jornalista Paulo Costa (bairro Bugio), Cras João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont), EMEF Juscelino Kubitschek (Coroa do Meio) e Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Grageru).

Para a vacinação nas UBSs e nos postos fixos, não é necessário fazer o cadastro. Basta comparecer ao local mais próximo da residência, portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem ainda não possui cartão, deve levar original de cópia do RG, CPF e comprovante de residência atualizado. O cadastro é feito na hora e a vacina é aplicada em seguida.

Profissionais da saúde podem se vacinar no drive da Sementeira ou no posto exclusivo montado na Escola Municipal Presidente Vargas. Em ambos os locais, é necessário fazer o cadastro no portal VacinaAju e aguardar a liberação do código, que deve ser levado impresso ou no celular.