Prefeitura leva ação do TestAju para população do conjunto Augusto Franco

Saúde
05/04/2021 14h50

Desde a retomada do programa TestAju, em março desse ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já percorreu nove bairros da capital e realizou 1.246 testes RT-PCR (cotonete) em assintomáticos. De caráter diagnóstico para a covid-19, o teste RT-PCR é considerado o padrão ouro por detectar o vírus ativo na pessoa.
 
Nesta segunda-feira, 5, uma nova ação aconteceu, dessa vez no conjunto Augusto Franco, na praça ao lado da Escola Estadual Petrônio Portela, onde foram realizadas 156 coletas. 

Uma média de 150 testes é disponibilizada para cada ação, que acontece três vezes por semana, em espaços públicos da cidade, sempre iniciando às 8h com a distribuição de senhas limitadas. Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve apresentar documento de identificação com CPF. 

Estratégia importante na ampliação da testagem dos aracajuanos, o programa TestAju realizou em 2020, 14.422 testes RT-PCR, sendo 2.821 positivos e 11.601 negativos. Dos 1.246 já realizados em 2021, 189 foram detectáveis, 553 não detectáveis, oito inconclusivos e 496 estão em análise. 

Morador do conjunto Augusto Franco, o senhor Antônio Agripino elogiou a ação. Ele já havia feito o teste rápido, em outra ação do município, e ficou satisfeito com a organização do TestAju. 

“Estava comentando na fila, é um atendimento sensacional! Uma cortesia espetacular, tanto do pessoal que preenche a ficha quanto dos que fazem o teste. Estão todos de parabéns!”, reconheceu. 

Logo após ter feito a coleta, outro morador do conjunto também parabenizou o trabalho de testagem. “Foi ótimo! A primeira vez que fiz esse teste e gostei muito da recepção e do atendimento, foi muito bom”, disse o senhor Antônio Lázaro. 

A próxima ação de testagem em espaços públicos acontecerá no bairro Jabotiana, na praça Iselte Fernandes Azevedo, a partir das 8h, com distribuição limitada de senhas. 

Salas de testagem
Outro serviço de testagem, dessa vez para usuários com sintomas suspeitos de covid-19 ou que tiveram contato com pessoas infectadas, acontece nas quatro Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo, bem como nos contêineres instalados nas Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva, que funcionam 24h.

Na Rede de Atenção Primária, as quatro UBSs de referência para casos de síndrome gripal são: Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), José Machado de Souza (Santos Dumont), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Geraldo Magela (Orlando Dantas), funcionando diariamente das 7h às 18h.