Escolas da rede municipal promovem reuniões de pais remotas para o ano letivo 2021

Educação
05/04/2021 15h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem trabalhando ativamente na adaptação de ações educacionais para o contexto de aulas remotas, desde quando as aulas presenciais foram suspensas, em março de 2020.
 
Para o ano letivo 2021, seguindo as orientações das Diretrizes Educacionais no Contexto da Pandemia, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis) continuam no esforço para o bom andamento do ensino na capital.

Entre os eventos adaptados estão as reuniões de pais e mestres para o começo do ano letivo que vêm sendo realizadas de forma online. Na Emei Jovino Pinto, no bairro Aeroporto, a reunião com os pais foi realizada no último dia 30 e, antes disso, foram passadas orientações sobre o aplicativo onde seria realizada.

“Sempre fazemos reunião no começo do ano letivo e tivemos nossa primeira experiência de reunião através de aplicativo no ano passado. Os pais ainda estão se familiarizando, mas participam. Desta vez, apresentei a equipe da Jovino, coloquei algumas pautas para debatermos e abrimos espaço para que tirassem dúvidas. Eles pegaram as apostilas aqui na escola, na semana passada, e já estão enviando as fotos das devolutivas das atividades”, relata a diretora da Emei, Jaquelini Barbosa.

Na Emei Professora Maria Givalda dos Santos Silva, do bairro Soledade, o encontro foi promovido nos dias 24, com os pais da pré-escola; e 25 de março, para os pais da creche. A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Clariane Maria, afirma que este momento é fundamental para comunicar as informações, sanar dúvidas e manter o vínculo entre a comunidade escolar.

“É muito importante orientar os pais sobre a rotina da nossa escola atualmente. Durante a reunião, nós apresentamos toda a nossa equipe profissional, informamos sobre como serão nossos encontros, passamos recomendações da rotina que a criança deve adotar para a aprendizagem em casa e explicamos como seria o processo de retorno às aulas presenciais, bem como o protocolo de higienização na escola. Sempre seguindo os objetivos da Base Nacional Comum Curricular e valorizando a criança neste momento em que estão em casa com seus familiares”, conta Clariane.

Ana Paula de Castro é mãe de Saulo Castro, do Infantil 3, e Davi Castro, do Infantil 5, ambos alunos da Emei Maria Givalda e, para ela, a iniciativa de realizar uma reunião online com as mães ou responsáveis pelas crianças para o início do ano letivo foi de grande valia.
 
“Estou me sentindo bem acolhida e bem orientada, mesmo com a rotina escolar diferente. Todos os dias as professoras conversam, mandam as atividades a serem feitas e nós mandamos respondidas. Assim a gente se sente mais confiante de acompanhar e auxiliar o aprendizado dos nossos filhos”, expressa Ana Paula.