Prefeitura inicia atendimentos no novo Cras Rosa Emília Machado, no Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
05/04/2021 15h31

Foram iniciados, na manhã desta segunda-feira, 5, os atendimentos socioassistenciais no novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Rosa Emília Machado dos Santos, o segundo equipamento da Proteção Social Básica (PSB) instalado pelo município no bairro Santa Maria. A partir de agora, Aracaju passa a ter 17 Cras, distribuídos em diversos bairros da capital sergipana.  

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o bairro da zona Sul já conta com o Cras Santa Maria para atender a população, porém foi preciso ampliar os atendimentos em outro espaço mais próximos da comunidade conhecida como Jardim Recreio.

“O Santa Maria é um dos maiores bairros da cidade e o que mais apresenta situação de extrema pobreza, desta forma, houve a necessidade de ampliar os atendimentos. O prefeito Edvaldo Nogueira entendeu que a implantação de mais uma unidade seria de grande valia. Hoje, oficialmente, abrimos as portas do Cras, sem aglomerações devido à pandemia. Para nós, da Secretaria, representa um ganho imensurável, pois a unidade amplia o acesso das famílias carentes aos direitos da política de assistência social”, destacou.

Para construção deste Cras, iniciada em 2019, o Município investiu mais de R$300 mil, com recursos conveniados junto ao Governo Federal. A nova unidade socioassistencial  ocupa uma área de mais de 170 m².

A partir desse equipamento socioassistencial, cerca de 2.200 famílias receberão atendimento ainda mais qualificado, com comodidade, em um prédio que conta com recepção, sala de atendimento familiar, sala multiuso, sala de administração, área externa, copa, almoxarifado, banheiros adaptados, além de estacionamento e área verde.

Diretora da Proteção Social Básica e Especial da Assistência Social do município, Roberta Viana explica porque a nova unidade homenageia uma mulher. “Rosa Emília foi uma assistente social da Prefeitura de Aracaju na década de 80. Ela atuava no setor de Recursos Humanos da própria Secretaria. Nada mais justo do que celebrar o novo Cras com o nome de uma mulher que tanto lutou pela política de assistência social no município. É uma vitória termos dois Cras dentro do mesmo território para atingir mais pessoas”, frisou.

O Cras Rosa Emília Machado dos Santos abrange as seguintes áreas: loteamentos Ponta da Asa e Santa Maria (invasão Santa Maria), Jardim Recreio, Estrada da Antiga Lixeira; Jardim Santa Maria; Invasão Paraisópolis e Vale do Amanhecer. Já o Cras Santa Maria passa a atender os conjuntos Padre Pedro e Valadares, loteamentos Prainha, Senhor do Bomfim e Recanto dos Cajueiros, Marivan, Paraíso do Sul e Alto da Bela Vista.

A coordenadora da PSB, Catharina Menezes, destaca que todos os serviços já estão disponíveis no Rosa Emília. “É com muita satisfação que abrimos esse Cras, uma vez que já havíamos detectado a necessidade do novo equipamento na área. Aqui, os usuários poderão ter acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o PAIF, ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o SCFV, ao CadÚnico e fazer requerimentos de auxílios natalidade e mortalidade, por exemplo”, explanou.

Para a coordenadora do Cras Rosa Emília Machado dos Santos, Josiclécia Souza, a expectativa é atingir ainda mais famílias. “Gostaríamos de externar a nossa felicidade de participar desse momento marcante para a Assistência Social e dizer que iremos fazer um atendimento humanizado, de forma qualificada a essas famílias que tanto precisam. Assistiremos uma parte extensa do Santa Maria para que acessem o Cras, principalmente àqueles que nunca foram a uma unidade”, disse.

Moradora do final de linha do bairro Santa Maria, a estudante Emyclécia Barros foi até o novo Cras acompanhada da filha buscar informações sobre seu cadastro no Programa Bolsa Família. Ela foi informada pelas equipes técnicas do Cras Santa Maria que passaria a ser atendida em um novo Cras, mais próximo da sua residência. “Agora ficou melhor, mais perto. Por morar no final de linha, ficava muito longe para mim. O bairro Santa Maria é grande e com esse Cras ficou bom. Gostei desse espaço”, afirmou.

Atendimento
O Cras Rosa Emília Machado está localizado na Avenida Santelmo Duarte Muniz, lote 192 do loteamento Jardim Recreio, bairro Santa Maria. O horário de atendimento inicia de 8h às 16h. Para outras informações, basta ligar para os números (79) 3179- 4515 (fixo) ou (79) 98106-7743 (celular) ou enviar um e-mail para cras.rosaemilia@aracaju.se.gov.br