Academia da Cidade promove qualidade de vida com aulas supervisionadas por profissionais

Saúde
06/04/2021 11h30

Nesta terça-feira, 6, é comemorado o dia Mundial da Atividade Física. Em Aracaju, para estimular esta prática, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolve o Programa Academia da Cidade (PAC), iniciativa que proporciona atividades físicas à população a partir da oferta de aulas supervisionadas por profissionais.

Professora do PAC, Lidiane Prado ressalta as ações de prevenção de diversas doenças que podem ser feitas através da prática de exercícios. “O Programa trouxe qualidade de vida para a população, investindo em promoção à saúde com políticas de saúde sustentável, além de abordar diversas temáticas, como a alimentação saudável", explica.

Atividade física
A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o sistema imunológico. Segundo a professora, o sedentarismo é prejudicial para o sistema imune. “O fato de ficarmos parados e muitas vezes nos alimentando inadequadamente favorece o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose [açúcar] e lipídeos [gorduras] no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais têm sido associados às pessoas acometidas pela covid-19”, enfatiza.

Aulas online
Em virtude do decreto municipal que prevê medidas de enfrentamento da covid-19 na capital, a Prefeitura suspendeu as atividades em espaços públicos de prática de exercícios físicos coletivos e passou a ofertar aulas online por meio do Instagram da SMS (@saudearacaju).

“Por isso, seguimos nosso cronograma de aulas online com objetivo de incentivar a atividade física e de não deixar a população desassistida. Segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 8h30 às 9h, são ofertadas aulas pelo Instagram da Secretaria (@saudearacaju), enquanto as restrições permanecerem. As aulas ficam salvas para quem não puder assistir ao vivo, garantindo e estimulando a prática da atividade física”, orienta a professora.