Prefeitura conclui instalação de tecnologia wi-fi em todas as 74 escolas da rede municipal

Educação
06/04/2021 15h00

A Prefeitura de Aracaju tem avançado na implantação do projeto de cidade inteligente. Assim, por intermédio do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Educação (DTI/Semed), concluiu, este ano, a instalação de internet banda larga e sinal de wi-fi em todas as 74 escolas da rede.
 
A modernização das escolas municipais facilita o trabalho dos profissionais e beneficia a aprendizagem do aluno no retorno às aulas presenciais. Com o apoio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), o DTI deu início às instalações no segundo semestre de 2020.

"Com uma escola bem estruturada, toda a comunidade escolar ganha. Oferecer sinal de wi-fi resulta em uma melhor qualidade na conexão da internet, torna mais eficiente o acesso aos serviços internos prestados pela Semed e proporciona mais segurança no fluxo de informações. O investimento em tecnologia é indispensável para atingirmos ainda mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem", afirma a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

Outra importância da tecnologia wifi na Educação é o alinhamento do funcionamento da rede com a legislação vigente referente ao Marco Civil da Internet, de Lei nº 12.965/2014, e com a Proteção de Dados Pessoais - LGPD, de Lei nº 13.709/2018. Esse  regulariza o acesso individual à internet e garante que nenhum dado usado para usar o wi-fi será usado para qualquer outro fim. 

"Com o wi-fi nas escolas conseguimos garantir que todo o corpo docente se beneficie da tecnologia para o seu trabalho, através de uma internet de qualidade. E mesmo sem aulas presenciais, a equipe diretiva de cada unidade de ensino está lá diariamente, com o ambiente escolar funcionando, com wi-fi em toda área da escola e à disposição de gestores, professores e alunos", explica o diretor de Tecnologia da Informação da Semed, Caio Davinis. 

Com o processo de instalação concluído, foi criado o Help Desk, setor para atender dúvidas e dar assistência, de forma remota, aos mais de 1.800 usuários que venham a ter dúvidas ou dificuldades quanto ao funcionamento da internet. 
 
No entanto, o uso é prático e à medida que a escola vai utilizando, se adapta ao sistema. No mês de março, o Departamento recebeu mais de 150 ligações, em sua maioria, das últimas escolas em que o sinal de wi-fi foi instalado.