População aprova medidas adotadas para conter o coronavírus no transporte público

Transporte e Trânsito
06/04/2021 15h42

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem atuado desde o início da pandemia para minimizar o risco de contaminação pelo coronavírus no transporte público.

As medidas incluem a readequação da frota nas linhas com maior demanda, distribuição de máscaras reutilizáveis, medição de temperatura dos usuários nos terminais de integração, instalação de recipientes com álcool 70% e a desinfecção constante dos veículos e terminais.

Além disso, recentemente, também foram colocadas mais equipes nos terminais para reforçar as medidas de prevenção e fazer o ordenamento de filas de passageiros, respeitando o distanciamento social, a aferição de temperatura e a borrifação de álcool nas mãos dos passageiros.

E as medidas estão sendo aprovadas pelos usuários do transporte público. Dona Maria Nilza Silva Santos é uma das pessoas que reconhece a atuação da gestão municipal. “Eu sinto que estamos sendo bem tratados, vejo um esforço para evitar que as pessoas se contaminem por esse vírus”, afirma.

O auxiliar administrativo Josaías Batista também aprova as medidas. “Tudo isso é muito bom. É importante que as pessoas tenham acesso ao álcool para que possam limpar as mãos antes de entrar e ao sair dos veículos e que mantenham o distanciamento social para evitar essa doença”, diz.

Já a cozinheira Maria José dos Santos espera que tudo isso contribua para o fim da pandemia. “Tenho visto pessoas uniformizadas em todos os terminais, borrifando álcool e pedindo para as pessoas formarem filas. Agora, basta que a população também se conscientize e siga as recomendações para que a gente consiga acabar com essa pandemia e voltar ao normal”, disse.

Para o superintendente Renato Telles essas medidas se somam a várias outras adotadas pela Prefeitura de Aracaju para conter a expansão do vírus na capital sergipana.

“Temos promovido ações para conter a expansão do vírus no transporte público e a Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para vacinar a população. Continuaremos trabalhando para salvar vidas e combater a pandemia, mas é muito importante também que as pessoas façam a sua parte, usando máscara, higienizando as mãos, ficando em casa, se possível, e utilizando o transporte coletivo em casos de extrema necessidade”, reforça.

Outras medidas
A SMTT também está discutindo com os representantes do comércio um escalonamento dos horários de abertura e de fechamento para reduzir a aglomeração no transporte público nos tradicionais horários de pico, conforme o Decreto Municipal nº 6.417.