Covid-19: vacinados ressaltam a renovação de esperança por dias melhores

Agência Aracaju de Notícias
07/04/2021 18h40

É como um filme que passa pela cabeça. Esta é a ideia que muitos dos vacinados têm quando recebem a primeira dose do imunizante contra covid-19. É no momento da aplicação que vem a memória dos dias tensos de pandemia, os quais, com o início da vacinação, espera-se que, em breve, cheguem ao fim.
 
E foi com esse ar de esperança que, nesta quarta-feira, 7, a Prefeitura de Aracaju deu seguimento à campanha, hoje, englobando também idosos de 63 anos, além da continuidade da vacinação de profissionais de saúde e trabalhadores das forças de segurança. 

Ao longo de todo o dia, foram imunizadas 4.987 pessoas com a primeira dose, sendo 363 profissionais de segurança e salvamento, 4.417 idosos e 207 profissionais de saúde. Foram registradas, ainda, a imunização de 91 pessoas com a segunda dose, sendo 68 aplicadas em idosos e 23 em profissionais de saúde. No total, foram aplicadas nesta quarta-feira 5.078 doses, ampliando a porcentagem de aracajuanos vacinados para 12,73% da população.  

Um dos filmes que passou no dia de hoje foi o da história de Maria Verônica Ferreira, de 63 anos. Ao receber a vacina, a lembrança que veio foi a de sua mãe, falecida há dois anos. 

“Esperei muito por esse dia. Foi tantos amigos e conhecidos perdidos para essa doença que a nossa única esperança é a vacina. Nessas horas, a gente se apega a lembranças que, de alguma forma, causam mais tranquilidade, por isso, minha mãe veio à memória porque, nesse momento tão difícil, a vacina é como o colo de mãe”, conta Maria.

Sua irmã, Rosanelma Ferreira, de 64 anos, esperou o dia de hoje para tomar a vacina junto à irmã, mesmo já podendo ter sido vacinada desde esta terça (6), quando começou a imunização de idosos da sua idade. 

“Ainda vivemos muitos momentos de tristeza e angústia por causa da pandemia. Hoje, perdi uma colega de profissão. Durante todo esse tempo, temos nos cuidado, mas a vacina é uma tranquilidade a mais. O desejo é que, logo, todos possam estar vacinados e ninguém mais perca a vida pra essa doença”, ressalta Rosa. 

A dor da perda foi sentida de perto por Maya Montalvão, de 63 anos. “Perdi meu pai pra covid, na semana passada, e este momento em que pude tomar a vacina é como um alento depois de tanta dor. De certa forma, venho tentando manter a saúde mental porque, com a vacina, renovamos a esperança de que dias melhores virão. É nisto que acredito”, revela Maya em emoção. 

Para seu filho, Ricardo Montalvão, de 34 anos, o sentimento foi de alívio. “Eu e minhas irmãs, por estarmos mais perto de meu avô, pegamos covid e minha mãe, não, então, saber que, no prazo de uma semana, depois de tudo o que aconteceu, ver minha mãe vacinada é muito bom”, relata Ricardo. 

Para quem trabalha na área da saúde, como José Torres, de 63 anos, a vacina é, também, uma comemoração a mais. 

“É uma honra ter essa oportunidade. Essa vacina veio para ressaltar, ainda mais, o valor da saúde e daqueles que trabalham em prol da saúde de todos. É um alívio e uma felicidade muito grande. Aracaju está de parabéns pela organização”, frisa José. 

Logística 
Os aracajuanos que optarem pela vacinação no drive da Sementeira devem preencher o formulário no portal VacinAju e aguardar a liberação do código, que deve ser levado impresso ou no celular no dia da vacinação. O drive funciona das 8h às 17h. 

Além do posto volante, a imunização contra a covid-19, em Aracaju, está sendo realizada em 32 UBSs, localizadas em todas as regiões da capital, e em 4 pontos fixos de vacinação, montados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS): Cras João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont), CCPA - Praça Vereador Ovaldo Mendonça (bairro Grageru), e na Estação Cidadania (no bairro Bugio). 

Para a vacinação nas UBSs e nos postos fixos não é necessário fazer o cadastro. Basta comparecer ao local mais próximo da residência portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem ainda não possui cartão, deve levar original de cópia do RG, CPF e comprovante de residência atualizado. O cadastro é feito na hora e a vacina é aplicada em seguida.

Profissionais da saúde podem se vacinar no drive da Sementeira ou no posto exclusivo montado na Escola Municipal Presidente Vargas. Em ambos os locais, é necessário fazer o cadastro no portal VacinaAju e aguardar a liberação do código, que deve ser levado impresso ou no celular.