Cuidado humanizado qualifica atendimento de pacientes com covid nos leitos de retaguarda

Saúde
08/04/2021 15h05

Os 28 leitos de retaguarda para covid-19 gerenciados pela Prefeitura de Aracaju no Hospital de Urgência de Sergipe já recuperaram 67 pacientes dos 113 internados, desde março deste ano.
 
Para humanizar cada vez mais o atendimento a esses pacientes, nesta quinta-feira, 8, a equipe de fisioterapia incluiu no tratamento testes de esforço e banho de sol, atividades realizadas na área externa do prédio. 

“Recebemos essa proposta de interação e complemento no tratamento dos pacientes, pela referência técnica de fisioterapia, e entramos em contato com a coordenação do hospital para avaliar se seria possível. Com o aval do Huse, por meio da CCIH (Comissão de Controle e Infecção Hospitalar), comunicamos a equipe para a execução da proposta, e foi muito positivo, tanto para os profissionais quanto para os dois pacientes que participaram nesse primeiro dia”, explica a coordenadora dos leitos de retaguarda, Natalia Coelho. 

A experiência permite que o paciente em condições de locomoção, após avaliação do quadro clínico, seja acompanhado pela equipe até a área externa do prédio, para o banho de sol, bem como para a realização de testes de esforço, considerando a capacidade de respiração e frequência cardíaca de cada um. 

“Nossa intenção é proporcionar ao paciente um ambiente diferente, visto que muitos passam grande parte do tempo restritos ao leito, daí quando ele tem total condição, está estável, pode receber esse cuidado de vivenciar um momento novo”, afirmou o responsável técnico da fisioterapia, Jefferson Lucas Marques de Jesus, ao destacar o empenho de toda a equipe para desempenhar um trabalho cada vez mais humanizado e preocupado com a boa evolução de cada paciente atendido.