AjuPlay: streaming cultural da Prefeitura recebe quatro novas produções no fim de semana

Cultura
09/04/2021 12h30

Fomentando o acesso à cultura local e ao entretenimento para a população de Aracaju, sem necessidade de sair de casa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), disponibiliza neste final de semana mais quatro produções audiovisuais no streaming cultural AjuPlay.

Serão três filmes e um espetáculo que começam a ser disponibilizados partir desta sexta-feira, 9. As produções foram dirigidas por artistas sergipanos contemplados no edital Janelas para as Artes, da Funcaju, cumprindo a política cultural da Prefeitura de fomentar as cadeias culturais locais. O AjuPlay pode ser acessado por qualquer plataforma com acesso à internet, pelo endereço eletrônico www.ajuplay.com.br.

Para abrir a programação, Clécia Borges conta a história de Ana e Luiza, musicistas que estão com dificuldade de criação por conta de ruídos dos ambientes em que vivem e acabam se encontrando em um sonho para compor músicas juntas, em “Consonância”. O filme entra no catálogo do AjuPlay a partir das 18h desta sexta-feira, 9.

No sábado, dia 10, “Morena dos Olhos Pretos”, de Isaac Dourado, documenta a história de Clemilda, "rainha" do forró e da música de duplo sentido. Nascida em São José da Laje (AL), foi uma grande referência da cultura popular brasileira.

Na voz de Clemilda, clássicos como Prenda o Tadeu e Forró Cheiroso fizeram sucesso em todo o Brasil e lhe renderam discos de ouro e fama. O filme apresenta vasto material de arquivo e soma entrevistas com músicos, amigos, familiares e produtores que conviveram com a cantora. O filme traz uma narrativa repleta de bom humor, mas também com muitas nuances sociais. A produção estará disponível a partir das 10h.

Para finalizar a programação semanal, no domingo, dia 11, “Dom Quixote Sergipano”, dirigido por Felipe Moraes, traz um ensaio fílmico que aborda a poética de um cordelista sergipano. Construído através de viagens entre seus lugares de memória, onde a estrada é o meio no qual o autor revela seu universo criativo. Vida e obra se atravessam deixando rastros indefinidos de sua passagem. Um reflexo da paisagem interior de um poeta em sua terra. O filme será liberado às 14h.

Ainda no domingo, Ravi Aynore apresenta “Você Nunca Dorme - Uma Leitura Noturna”, que é uma apresentação teatral intimista e adaptável para diversos cenários. O espetáculo conta com três atores em cena, dois personagens e uma rubrica, três cadeiras, iluminação teatral básica e som. Os próprios atores operam luz e som. O espetáculo será liberado também às 14h.

Outras produções

Além das novidades da semana, o AjuPlay conta com um acervo de outros filmes, espetáculos teatrais e shows musicais. A programação contempla diversos públicos, garantindo o entretenimento dos aracajuanos num momento em que ficar em casa permite o melhor enfrentamento à pandemia da covid-19.