Prefeitura entregou cerca de 20 mil kits de alimentação escolar durante esta semana

Educação
09/04/2021 15h30

Nesta sexta-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), concluiu a primeira semana de distribuição dos kits de alimentação escolar para os alunos da rede municipal de ensino, no ano letivo 2021. A entrega dos alimentos, nesta etapa, foi iniciada na segunda-feira (5) e, até o momento, cerca de 20 mil kits já foram distribuídos, conforme cronograma.
 
Como uma das medidas realizadas pela Prefeitura para conter os efeitos econômicos provocados pela pandemia, a Semed contempla  todos os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 74 escolas da rede municipal.
 
Está é a nona rodada de entregas desde março de 2020, e a primeira referente ao ano letivo 2021. Em cada uma delas, mais de 240 toneladas de alimentos são distribuídos. 

“Desde 2017 a nutrição dos alunos é tratada como uma das prioridades para a educação na capital, já que uma boa alimentação é fundamental para a qualidade da aprendizagem. Por isso, não poderíamos deixar os estudantes e suas famílias sem esse auxílio. Este kit que cada mãe ou responsável pelo aluno recebe não é uma cesta básica, mas corresponde à merenda que ele receberia se estivesse frequentando as aulas presencialmente. Eles são avaliados e acompanhados por nutricionistas e aprovados pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar, o Comae”, destaca a secretária da Educação, Cecília Leite. 

Todos os protocolos necessários para o cuidado com a contaminação da covid-19 estão sendo adotados por cada escola. Por isso, o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos são obrigatórios, assim como somente um membro da família pode entrar na unidade escolar para o recebimento do kit; para isso, deve apresentar um documento de identificação pessoal e um documento do aluno. 

Alguns alimentos presentes nos kits para os alunos de creche, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental se diferenciam por recomendação das nutricionistas responsáveis, para que a alimentação esteja adequada às necessidades da idade do aluno.
 
Para Silvânia Nogueira, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, no bairro Dezoito do Forte, este momento de entregas tem sido fundamental para o apoio às famílias dos estudantes.

"Uma avó de aluno nosso veio a mim chorando e agradecendo por cederem esses alimentos porque era a única fonte de alimentação que a família teria no mês. Já teve mãe que comemorou porque cria seu filho sozinha e não teria comida na mesa se não fosse isso.  Não só por estar na escola, mas eu moro nesta comunidade e posso afirmar que este momento é de grande importância", pontua a diretora da Emef.

Desempregada em razão da pandemia e criando dois filhos, um deles aluno do 2° ano e estudante da Emef Sabino Ribeiro, no Dezoito do Forte, Elediuza Rodrigues diz que o kit recebido é uma ajuda muito bem-vinda. "No momento não estou trabalhando e levar esses alimentos para casa é muito bom. Uma iniciativa que nos ajuda bastante nesse momento difícil que veio junto com o novo coronavírus", conta.

No bairro Porto Dantas, Stephanie Conceição, mão do aluno Natanael Santos, do pré-escolar da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Etelvina Amália de Siqueira, comenta que esta iniciativa é um alento, principalmente, às famílias mais necessitadas.
 
"Eu e meu marido estamos sem trabalho, temos dois filhos, e levar esses alimentos para casa é necessário neste momento que estamos vivendo. Aqui tem arroz, feijão, frango, sardinha e outras coisas que serão tão importantes para a gente", afirmou Stephanie.

O fornecimento dos kits de alimentação escolar continua na segunda-feira, dia 12, e segue até a quarta-feira, 14, começando pelos seguintes bairros: Centro, Industrial, Jabotiana, Ponto Novo e Santo Antônio.
 
Na terça-feira, dia 13, as entregas ocorrem no bairro Getúlio Vargas, José Conrado de Araújo e Siqueira Campos. Já no último dia desta etapa, as escolas a distribuir serão as do bairro Atalaia, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Luzia e São Conrado.

Para outras informações, pais ou responsáveis podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Semed, pelos telefones (79) 3179-1538 e 3179-1574, ou também pelo WhatsApp, no 98106-2969.