Moradores do Santa Maria e 17 de Março são certificados em curso de Cuidador de Idosos

Assistência Social e Cidadania
09/04/2021 17h50

Os moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março que participaram do curso básico para Cuidador de Idosos já estão capacitados para atuar no mercado de trabalho. Na manhã desta sexta-feira, 9, 15 alunos receberam o certificado de conclusão de uma das formações do Projeto de Trabalho Social (PTS) desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Com carga horária de 60 horas, o curso básico, ministrado presencialmente, foi realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) do bairro 17 de Março, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança preventivo ao contágio pelo novo coronavírus.

A formação faz parte do Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro, a partir do qual serão construídas obras de infraestrutura social e urbana na capital sergipana com recursos do financiamento de mais de R$ 400 milhões, conquistado pelo Município junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2019.

Dentre as obras, estão um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).

De acordo com a assistente social Bárbara Ferreira, responsável pelo monitoramento do PTS, além dos equipamentos públicos que serão construídos, o Projeto também visa o bem-estar socioeconômico das famílias em situação de vulnerabilidade social.

“O Projeto pensa no todo. O objetivo é garantir os direitos sociais a partir de ações socioeducativas, do fortalecimento da convivência e dos vínculos entre os moradores através de mobilizações comunitárias, fomentação da conservação patrimonial e ambiental e do desenvolvimento econômico. Os cursos oferecidos são oportunidades para essas famílias se qualificarem para o mercado de trabalho e de  gerarem  renda”, explicou.

A dona de casa Keliane Ferreira, 54, moradora do 17 de Março, estudou até seus oito anos de idade. Agora, com o curso de “Cuidador de Idosos” ela teve a oportunidade de ingressar em seu primeira capacitação profissionalizante.

“Em minha vida toda, trabalhei como diarista e cozinheira. Estou parada no momento e tenho quatro filhos. Todos sempre comentam sobre a minha paciência em tudo que faço, então aproveitei a oportunidade e decidi participar. Espero fazer outros cursos dentro do Projeto”, contou.

Formação
Durante o curso, os alunos aprenderam a reconhecer o perfil profissional de um cuidador de idoso, suas principais atribuições, vedações e permissões perante as leis, como também a elaboração de currículo, principais patologias da pessoa idosa, nutrição, noções gerais sobre o Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, procedimentos padrão, além de debaterem sobre  como lidar com as particularidades do idoso acamado para que o paciente seja mais autônomo e independente em suas ações.

O curso foi ministrado pela professora Rosalin Santana Barreto, 38, que é enfermeira, mestranda em Biotecnologia em Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Saúde Pública e em Auditoria e Gestão em Saúde – HG2.

A cuidadora Maria Juliana Conceição, 33, moradora do bairro Santa Maria, já tem experiência na área, porém não tinha uma certificação profissional. Sem condições financeiras para custear uma capacitação na área, ela decidiu participar.

“Em nome de todos os meus colegas, gostaria de agradecer à Prefeitura por nos ter dado a oportunidade de fazer um curso profissionalizante e por todo apoio recebido da professora e equipe técnica. Estou muito satisfeita e feliz por ter, hoje, o certificado em mãos. Saiu me sentindo capacitada para cuidar de pessoas com amor e profissionalismo”, relatou.