Equipes de fiscalização intervieram em situações de descumprimento do decreto neste sábado, 10

Agência Aracaju de Notícias
10/04/2021 12h40

Como ação rotineira da Prefeitura de Aracaju, este sábado, 10, foi marcado por mais uma fiscalização integrada, reunindo agentes da Defesa Civil, do Procon Aracaju, da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A inspeção teve como foco o cumprimento do decreto nº 6.422, que proíbe a circulação de pessoas e a realização de atividades comerciais e esportivas, individuais ou em grupo, nas praias e orlas fluviais da capital.

O major Sílvio Prado, coordenador da Defesa Civil, explica que a fiscalização foi realizada com a divisão de atribuições: uma equipe ficou responsável pelo trecho da Cinelândia até a zona Sul e a outra equipe pela Coroa do Meio.

“Os maiores entraves que a gente vê de descumprimento do decreto estão relacionados aos surfistas. Hoje, pedimos inclusive apoio do Corpo de Bombeiros com a moto aquática, para que os surfistas fossem retirados do mar, porque estavam desobedecendo o pedido de retirada das guarnições”, detalha o coordenador. 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, conta que mesmo com as fiscalizações constantes, ainda há pessoas descumprindo o decreto. Apesar das irregularidades encontradas, o secretário destaca que as pessoas têm sido solícitas quando abordadas pelos agentes. “Assim que falamos com elas, atendem e deixam a praia”, relata.

Luís Fernando comenta que o atual momento da pandemia demanda a cooperação de todos. “Entendemos que as pessoas estão cansadas, querem uma praia, mas é preciso fazer esse sacrifício, para que tenhamos o desafogo na questão dos leitos hospitalares. Então é cada um fazendo a sua parte para que a situação melhore e a gente possa ir reabrindo aos poucos”, orienta.