Prefeitura recebe Selo de Responsabilidade Socioambiental pelo terceiro ano seguido

Meio Ambiente
16/04/2021 10h52

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), recebeu o Selo de Monitoramento de Responsabilidade Socioambiental da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), pelo terceiro ano consecutivo. Desde que aderiu à agenda, a gestão adotou medidas sustentáveis no cotidiano das atividades administrativas.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, receber o selo pelo terceiro ano consecutivo denota o compromisso que tem a gestão municipal de Aracaju com a agenda ambiental do país. "Ou seja, o compromisso com a redução do consumo de energia elétrica, com a redução do consumo de água, com a utilização de materiais ecologicamente sustentáveis, entre outras medidas”, disse.

A A3P é uma iniciativa voluntária, proposta pelo MMA, de revisão dos comportamentos e práticas para que aconteçam uma mudança de hábitos e uma melhoria da cultura institucional no que se relaciona à responsabilidade socioambiental. O Selo de Monitoramento é uma forma de certificar que as metas de sustentabilidad,  propostas pela própria organização, estão sendo mantidas e atingidas.

“É, enfim, um reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente de que a Prefeitura de Aracaju e, particularmente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estão empenhadas numa agenda ambiental”, explicou Lemos.

O analista ambiental da Sema, Cleverton Silva, mostrou que a partir da construção do Planejamento Estratégico da gestão municipal, a A3P se fortaleceu no âmbito municipal. O planejamento definiu a implantação das ações de responsabilidade socioambiental no Centro Administrativo e a capacitação de servidores por meio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

“Para o período de 2021 a 2024, pretende-se consolidar boas práticas em todas as unidades da Prefeitura de Aracaju, viabilizando soluções como a economia por meio do aproveitamento e reuso de água, da viabilização de energia fotovoltaica e uso de lâmpadas LED, da destinação correta de resíduos, dentre outras medidas previstas no Plano de Gestão Socioambiental”, disse o analista.