Saúde de Aracaju reforça canais de divulgação para resultado do teste RT-PCR

Saúde
23/04/2021 16h35

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça os canais de divulgação para o resultado do teste RT-PCR, que pode ser através da plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800 729 3534, opção 1.

A SMS segue realizando a testagem para diagnóstico da covid-19, com o programa TestAju, circulando pelos bairros da cidade, às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no turno da manhã, para as pessoas assintomáticas. 

“Já para as pessoas com sintomas de síndromes gripais, o teste RT-PCR pode ser feito em quatro UBSs, que seguem funcionando com horário estendido, de domingo a domingo, das 7h às 18h, que são: UBS Onésimo Pinto [Jardim Centenário]; UBS Ministro Costa Cavalcante [Inácio Barbosa]; UBS José Machado de Souza [Santos Dumont]; e UBS Geraldo Magela [Orlando Dantas]”, explica a técnica de Agravos Agudos da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão.

Teste e Resultado
Ainda segundo a técnica, a coleta do teste é feita através do swab (cotonete de haste longa). O material coletado é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), que analisa as amostras. O tempo médio para entrega da análise fica em até 7 dias, dependendo da demanda.

“Tanto nas ações dos bairros, quanto nas Unidades de referência, o resultado pode ser adquirido pela plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800 729 3534, opção 1. O programa TestAju é uma das ferramentas utilizadas pela Prefeitura para ter maior controle sobre a situação da pandemia na cidade. Por meio do programa, a SMS pôde ampliar o número de testagens de covid-19, o que auxilia na tomada de decisões, e  estratégias da Prefeitura no combate ao vírus”, enfatiza.