Bairros Ponto Novo e Suíssa recebem ações de combate ao Aedes esta semana

Saúde
26/04/2021 15h30

Seguindo com o trabalho de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua aplicando o fumacê costal com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
 
Esta semana, dois bairros da capital serão contemplados com a aplicação do UBV Costal (Fumacê). Nos dias 27 e 28, terça e quarta-feira, a ação acontece nos quarteirões do bairro Ponto Novo; e na quinta-feira, 29, será a vez do bairro Suissa. No próximo sábado, não haverá mutirão de combate ao aedes, por ser feriado.
 
De acordo com o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana, a aplicação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, a partir das 17h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.

“Adequamos o trabalho às orientações envolvendo os decretos estadual e municipal, para que as ações se mantenham e o combate ao mosquito seja efetivo. Essa aplicação do fumacê é um reforço ao trabalho que é feito diariamente, nos bairros da cidade, e tem como objetivo eliminar o mosquito que já possa estar circulando naquela localidade”, explica o gerente. 

Para Jeferson, a população é parte fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Nesse sentido, destaca o gerente, é importante verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa e, uma vez por semana, lavar com água, sabão, e esfregar com escova os pequenos reservatórios móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas e baldes.

"Precisamos da participação das pessoas, é preciso haver uma maior conscientização e responsabilidade. Cada um fazendo a sua parte, mantendo a casa limpa. Nos dias de chuva, vá no quintal e observe se há locais armazenando água. Se houver, jogue a água fora e evite o acúmulo de água parada em pontos de risco, a exemplo de pneus, lavanderias e vasos de plantas. Se cada cidadão fizer a sua parte, a gente consegue eliminar os focos de dengue” orienta. 

O morador de Aracaju, pode fazer denúncias em relação aos focos de Aedes aegypti, junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 7.