Rede municipal de ensino estimula contação de histórias como ferramenta de aprendizagem

Educação
26/04/2021 17h20

Atualmente, as redes de ensino vêm enfrentando desafios para garantir a aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju não tem medido esforços para assegurar a qualidade no ensino e o fortalecimento de estratégias para o bom desempenho das aulas remotas.

Uma das iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), por intermédio da Coordenadoria da Educação Infantil (Coeinf), é o projeto Histórias Trocadas, que estimula a contação de histórias através dos meios digitais.

Com este projeto, professoras das escolas de educação infantil da rede municipal, que têm experiências com contação, produzem histórias a serem trabalhadas nas aulas remotas, disponibilizadas para outras docentes.

Algumas delas publicadas no canal da Educação de Aracaju no YouTube. Para esta metodologia de ensino são usadas estratégias pedagógicas, como a musicalidade e recursos materiais que chamem a atenção das crianças e facilitem a assimilação do conteúdo.

“Este projeto, desenvolvido por nós da Coeinf, tem como principal objetivo a manutenção do vínculo entre os professores, os alunos e mães ou pais que auxiliam seus filhos nesta fase. Para isto, temos como desafio a superação de dificuldades de comunicação com as crianças através das famílias e do acesso à tecnologia”, destaca a coordenadora da Educação Infantil da Semed, Núbia Lira.

Diferentes temáticas são abordadas, mas sempre relacionadas à primeira infância, para que o aluno mantenha o interesse e haja o desenvolvimento de atividades significativas que contribuam com a promoção da aprendizagem. “São construídos cenários e vários artifícios para que as crianças gostem das histórias contadas e se mantenham, portanto, ativas nesse vínculo entre a comunidade escolar”, ressalta Núbia.

Vídeos pedagógicos
As professoras da educação infantil da rede têm um grupo no WhatsApp onde compartilham vídeos e outros conhecimentos e experiências pedagógicas. Através dele já foram realizados minicursos de produção de vídeo e uso de aplicativos que possibilitam a edição. Algumas produções estão sendo publicadas no YouTube Semed Aracaju desde o início da pandemia.

Entre eles estão os vídeos da professora de educação infantil Cristiane Araújo, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, localizada no bairro São Conrado. Segundo ela, a construção dos está sempre baseada no planejamento de habilidades e competências, atreladas às Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à adequação da idade das crianças.

“A contação de histórias é muito importante para o aprendizado por trabalhar a imaginação, criatividade, oralidade, atenção e desenvolvimento das crianças na primeira infância. Trabalho com o lúdico, ilustrações e conceitos próprios desta fase infantil de forma prazerosa para o aluno, trazendo a brincadeira, trabalhando a rotina de sala de aula, porque apesar de não estarmos no presencial a gente tenta manter essa rotina. Meu rosto está sempre aparecendo nos vídeos para criarmos este laço de identidade e de pertencimento.”, explica a professora Cristiane.