Escalonamento de serviços reduz número de passageiros nos ônibus durante horários de pico

Transporte e Trânsito
26/04/2021 17h52

Dados apurados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju apontam que o escalonamento dos horários do comércio e serviços reduziu em aproximadamente 6% a circulação de pessoas nos ônibus durante os tradicionais horários de pico do sistema. Os dados são referentes à primeira semana desta medida de enfrentamento à pandemia, colocada em prática no dia 12 de abril. 

O levantamento revelou um aumento de mais de 12% na quantidade de usuários circulando pelo turno da manhã, após os horários de pico, e sso indica que a população tem utilizado o transporte em horários alternados, reduzindo assim a circulação nos horários de pico. Já durante à tarde, a redução do numero de passageiros foi de 8% nos horários de pico, e também houve aumento na quantidade de pessoas circulando à noite, fora dos horários de maior concentração.

Para o superintendente da SMTT, Renato Telles, o balanço da primeira semana foi positivo, mas é preciso avançar mais. Ele reforça a importância da população procurar utilizar o transporte, se possível, fora dos horários de pico. 

“Os dados evidenciam que a medida de escalonamento dos horários do comércio e serviços para reduzir o número de passageiros nos tradicionais horários de pico do sistema vem dando certo, mas ainda é preciso avançar mais. Reforço a importância dos setores respeitarem os horários do escalonamento. Precisamos trabalhar juntos para amenizarmos esse problema no transporte, que atinge todo o país. Além disso, pedimos que a população, se puder, utilize o transporte fora dos horários de pico. O escalonamento é uma medida importante para o combate ao novo coronavírus na capital”, declara.

Renato afirma ainda que o escalonamento dos horários e as outras medidas adotadas continuam em vigor. “As medidas do escalonamento permanecerão e continuaremos acompanhando o comportamento do sistema. E junto com os demais órgãos da Prefeitura de Aracaju, estamos fazendo um mapeamento dos estabelecimentos para sabermos como está sendo o cumprimento ao escalonamento. Pedimos sensibilidade e a colaboração dos estabelecimentos comerciais e de serviços para que respeitem os horários definidos para o funcionamento. É hora de unirmos forças para combatermos o coronavírus”, alerta. 

Os horários
Com o escalonamento dos horários do comércio, os mercados municipais estão funcionando das 6h às 15h; os super e minimercados das 8h às 19h; lojas do Centro das 9h às 18h; agências bancárias das 9h às 15h (exceto para pagamento do auxílio emergencial); órgãos públicos das 9h às 15h (exceto serviços essenciais); e as lojas dos demais bairros das 10h às 19h.