Emsurb atua na limpeza e monitoramento de situações decorrentes das chuvas

Serviços Urbanos
28/04/2021 17h45

A Prefeitura de Aracaju atua de forma intensiva para diminuir os impactos causados pelas chuvas e prevenir eventuais transtornos à população. Neste sentido, para otimizar as demandas decorrentes do período, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) direcionou, nesta quarta-feira, 28, equipes a diversos pontos da cidade para reforçar as atividades de limpeza e monitoramento.

Durante a manhã, técnicos da empresa municipal realizaram a vistoria em canais da região central e das zonas Norte e Sul da cidade, para avaliar o escoamento das águas pluviais, sobretudo daqueles situados em locais mais vulneráveis ou com histórico de alagamento, a exemplo dos conjuntos Santa Lúcia, Lourival Batista, Médici, e avenidas Airton Teles e Anísio Azevedo.

Esse monitoramento acompanha, inclusive, as ações de limpeza executadas através dos métodos manual, mecanizado, por barragem móvel ou ainda, com o uso da tela de contenção. Desta forma, nesta quarta, receberam os procedimentos canais localizados nos bairros Luzia, 13 de Julho, Santos Dumont, Atalaia, Salgado Filho, Capucho e Residencial Costa Nova. No Santa Maria, nas proximidades do Morro do Avião, uma máquina foi utilizada para a retirada de materiais que impediam o fluxo das águas nas  valetas.

No mesmo período, agentes desenvolveram serviços urbanos com atenção especial para a desobstrução de bueiros, que contribuem para aliviar a rede de drenagem. Além do direcionamento aos canais e conservação das vias públicas, a Emsurb atuou, também, no monitoramento e podação de árvores, bem como na manutenção das áreas verdes. 

“Seguimos em alerta para atender a eventuais necessidades, no caso das chuvas fortes persistirem nos próximos dias. Continuaremos, inclusive, intensificando os trabalhos para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais que acabam recebendo um grande volume de águas nesta época”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.