Alerta de chuva segue pelas próximas 72 horas e Prefeitura mantém equipes vigilantes

Agência Aracaju de Notícias
28/04/2021 17h56

O final da tarde desta quarta-feira, 28, reuniu dois fenômenos naturais: chuva e maré alta. No entanto, assim como no início da manhã, quando Aracaju teve um volume considerável de chuva, as equipes mantiveram o monitoramento por toda a cidade, com atenção maior às localidades com risco de alagamento ou mesmo deslizamento de terra. 

Em 24 horas, foram registrados 38,7 milímetros de chuva e a Prefeitura, por meio do serviço via SMS da Defesa Civil Municipal, emitiu alerta para a previsão de mais chuva para as próximas 72 horas, o que reforça a atenção para o monitoramento e serviços de manutenção do sistema de drenagem.

Por volta das 17h17, a maré atingiu o seu pico e, paralelamente, a chuva também se fez presente, mas não houve grande impacto. Conforme o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a maré ainda sofre a influência da lua cheia, "ou seja, da mesma forma que ela enche rápido, vaza também rápido, o que faz com que a água dos pontos de alagamentos escoe mais rápido". "No entanto, nosso foco é prestar a devida assistência à população e acompanhar os pontos mais críticos”, destaca.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, o turno da tarde foi mais tranquilo e, ao contrário do que ocorreu na parte da manhã, nenhuma via precisou ser interditada. 

“A avenida Airton Teles, onde o canal transbordou pela manhã, esteve mais tranquila pela tarde, assim como outros pontos da cidade, como a Acrísio Cruz que, comumente, apresenta lâmina d’água com a maré alta. Agora, seguimos concentrados em manter o monitoramento e acompanharemos os eventos dos próximos dias”, completa o major. 

Período chuvoso 
Este mês tem sido de chuva. Mesmo que espaçadas e, até o momento, sem causar maiores prejuízos, as ocorrências chuvosas já representam um acumulado de cerca de 230 milímetros, somente em abril, sendo que eram esperados 200 milímetros, superando, assim, a previsão.

O tempo fechado vivenciado com mais intensidade desde o mês de março faz parte do período chuvoso que segue até junho, por isso, é justamente nessa fase do ano que a Prefeitura intensifica as ações de prevenção, mas também conta com a colaboração da população.

“É preciso, por exemplo, que as pessoas deixem de realizar descarte irregular de lixo nas ruas e canais porque de nada vai adiantar o trabalho dos órgãos municipais se a população não fizer a sua parte. Testemunhamos essa problemática em pontos como o canal da avenida Airton Teles, onde os moradores insistem em jogar lixo e, quando chove com mais intensidade, vemos o prejuízo”, reforça o major.

Canais de atendimento e alerta 
Para registrar uma ocorrência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, que tomará as providências necessárias. Além disso, as equipes fazem o monitoramento constante nos locais de risco, sujeitos a alagamentos ou desmoronamento.

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, mantém um canal para informar a população, via SMS, sobre os alertas meteorológicos. Para receber os avisos é necessário enviar um SMS para o número 40199 e inserir, no campo da mensagem, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

Após encaminhar o SMS de cadastro, será enviada uma mensagem de confirmação e o celular estará habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que a mesma pessoa cadastre mais de um CEP.