Prefeitura promove curso de musicalização para pedagogas da Educação Infantil

Educação
29/04/2021 09h30

Desenvolver e aprimorar os diversos tipos de sentidos nas crianças é um dos objetivos da Educação Infantil. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju viabilizou a realização do curso “Educação Infantil pela Música”, destinado a pedagogas que atuam nessa modalidade de ensino na rede municipal de ensino.
 
O curso, iniciado na segunda-feira (26), está sendo oferecido para 50 professoras da Educação Infantil. A formação terá ainda mais dois encontros virtuais – nos dias 3 e 10 de maio - e está sendo ministrada pela professora Simone de Jesus, do Conservatório de Música de Sergipe. A formação é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Arte e Educação (Coarte), com o apoio da Coordenação de Educação Infantil (Coeinf).
 
“Esse curso tem como objetivo formar pedagogas no sentido de potencializar os processos de educação infantil através da musicalização. O curso apresenta enquanto conteúdo noções de músicas folclóricas, eruditas, parlendas e de outras abordagens que possam ser utilizadas pelas educadoras tanto em modalidade virtual, quanto em modalidade presencial. A gente tem o objetivo de instrumentalizar as pedagogas para a educação para a música e, na medida em que isso vai acontecendo, as crianças vão sendo educadas de maneira integral, dentro de suas múltiplas inteligências”, explica o coordenador do Coarte, Lucas Wendel.
 
Segundo a professora Simone, o tema "Educação Infantil pela Música" foi criado especialmente para professores da rede municipal de ensino de Aracaju e foi baseado em outros cursos já oferecidos por ela, como "Brincadeiras Ritmicas com canções".
 
“Trabalho com abordagens ativas, principalmente os educadores musicais Carl Orff, Dalcroze e Willems. Me inspiro também em Villa-Lobos, que buscou valorizar o folclore na educação”, conta Simone. Para a professora, a musicalização é de extrema importância no desenvolvimento educacional das crianças.
 
“A música torna o indivíduo mais sensível consigo mesmo e para com os demais seres. Devido às transformações no cérebro, torna o ser humano mais concentrado, estimula e cria a memória afetiva, noção de especialidade, lateralidade, linguagem. O contato com outras pessoas que tocam, cantam e possuem o mesmo interesse promove a socialização e faz aumentar a autoestima, enfim, independente de ser músico, a aprendizagem musical traz diversos benefícios ao indivíduo”, destaca Simone.
 
A coordenadora de Educação Infantil da Semed, professora Núbia Lira, considera que a modalidade de ensino ganhará muito com a formação, enriquecendo o trabalho das profissionais participantes tanto em sala de aula presencial, quanto em aulas remotas.
 
“Compreendemos que este curso é de grande relevância porque aborda a importância da música na formação das crianças ainda na Educação Infantil e tem o propósito de fazer com que o trabalho pedagógico aborde sempre a música na perspectiva de desenvolver essa sonoridade e principalmente de fazer com que a criança se aproxime cada vez mais da arte, da cultura, do folclore, daquilo que expressa a nossa referência de vida e de comunidade aqui na nossa cidade. E a ideia é que cada professora se prepare sempre cada vez mais para fazer com que a música seja um dos caminhos mais agradáveis e favoráveis para o desenvolvimento da criança”, afirma Núbia.