No penúltimo dia de atendimento, ambulantes são cadastrados no AME

Assistência Social e Cidadania
28/04/2021 16h50

Nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, deu continuidade ao cadastramento das pessoas que se enquadram como público-alvo do Auxílio Municipal Emergencial (AME). Desta vez, foram cadastrados os ambulantes da capital sergipana que não estão recebendo nenhum tipo de benefício, seja regular como o Programa Bolsa Família, ou emergencial.

Esse trabalho está sendo realizado desde segunda-feira, das 9h às 15h, na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), localizada no calçadão da rua João Pessoa, no Centro da cidade.

Lá, são entregues senhas por ordem de chegada para evitar aglomerações em prevenção ao contágio do coronavírus. Foram realizados 300 atendimentos e cadastrados 195 ambulantes, pois foi identificado que as demais pessoas já recebiam benefícios financeiros ou pertenciam a outros municípios.

A equipe técnica da Coordenadoria de Políticas de Transferência de Renda do Município já cadastrou artesãos, permissionários de transporte escolar, ambulantes e nesta quinta-feira, 29, incluirá artistas e trabalhadores de shows e eventos. O cadastramento diz respeito à inclusão do público-alvo no Cadastro Único (CadÚnico), que é um dos critérios para a concessão do AME.

Para realizar o cadastro é fundamental apresentar os seguintes documentos: certidão do órgão de Classe ou Declaração do Sindicato; Identidade/Carteira Profissional; CPF; Comprovante de Residência e Certidão de Casamento.

De acordo com a diretora de Políticas de Transferência de Renda da Assistência Social da capital, Rosária Rabelo, a expectativa em relação ao número de atendimentos vem sendo superada a cada dia.

“Estamos atendendo aos segmentos conforme aprovado da Lei na Câmara Municipal de Aracaju. Começamos a semana com os artesãos, no segundo dia, permissionários de transporte escolar, hoje, os ambulantes, e amanhã encerraremos o cadastramento de artistas e trabalhadores de shows e eventos. Até aqui, a expectativa do quantitativo de cadastramento, por meio do levantamento que realizamos através dos órgãos que trabalham com esses segmentos, está sendo superada. Como exemplo, ontem esperávamos uma média de 150 cadastros e finalizamos o dia com 187”, afirmou a diretora.

Segundo Rosária, o mapeamento de identificação dos possíveis beneficiários foi feito a partir do Cadastro Único. “Com relação às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, elas já são identificadas no CadÚnico. Com essa ferramenta, foi possível diagnosticar que existia uma parcela desse público em Aracaju que não foi contemplada com nenhum tipo de benefício. Esse levantamento foi a base para a criação do AME”, concluiu.

Aprovação
Ambulante, Carlos Henrique da Silva, 49, é um dos aracajuanos que sofreu com os impactos econômicos por conta da pandemia.

“Sou ambulante há 25 anos, trabalho em uma praça do bairro Santos Dumont. Devido às restrições de horário por conta do decreto, tive a renda bastante afetada. Armava a barraca às 16h e agora preciso desmontar mais cedo para estar em casa até, no máximo, às 22h. Isso afetou bastante a minha economia, pois o público costumava chegar em média às 23h. Então, esse Auxílio Municipal Emergencial vai ser de grande ajuda”, ressaltou.

Vendendo espetinho há dois anos, Cristiane da Conceição, 39, está em busca do AME para complementar a renda para o pagamento das contas de casa.

“Estava desempregada há três anos, foi quando precisei me virar. Com isso, comecei a vender espetinho há dois anos e por conta da pandemia o movimento caiu bastante. Esse auxílio vai ser muito importante para ajudar a pagar as contas de luz, água e o botijão de gás. Veio em uma hora muito necessária”, disse a ambulante.

Para outras informações sobre o Auxílio Municipal, o cidadão aracajuano pode entrar em contato com a Central de Atendimento do AME pelo número (79) 3711-5011 ou nas redes sociais  da Secretaria, no @assistenciaaju.