Prefeitura atua para reforçar vínculo do aluno com a escola durante a pandemia

Agência Aracaju de Notícias
11/05/2021 10h00

A pandemia da covid-19 trouxe, além de dor e sofrimento, inúmeras lições de aprendizado à humanidade. Questões que vão desde o aprimoramento da ciência, na busca ativa por vacinas, à consolidação do vínculo, mesmo à distância, entre escola e alunos.

Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem atuado para que a escola seja um instrumento cada vez mais presente na vida das crianças nesse momento atribulado de saúde pública.

Como as aulas presenciais estão suspensas desde março do ano passado, por força de decreto municipal de combate à proliferação da doença, a Semed traçou estratégias para que o ano letivo fosse continuado, evitando perdas no aprendizado para preservar a sensação de pertencimento da classe discente para com a unidade de ensino. E a estratégia da Semed vem dando certo.

Entre as ações efetivadas logo no início da pandemia, a implantação de aulas virtuais nas 74 escolas que compõem a rede municipal de ensino da capital. No total, cerca de 30 mil estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciaram as aulas de forma remota. Mesmo com o ano letivo diferente dos demais, as escolas buscaram potencializar os vínculos com os estudantes e também com as famílias.

Para isso, foram criados grupos de WhatsApp para cada turma, inserindo professores, abrindo diálogos mais efetivos com os pais que, logo no primeiro dia de aula, vão à escola pegar os livros didáticos, além do material pedagógico impresso. Os professores, inclusive, também participam de constantes reuniões pedagógicas.

“Na escola sempre existe a preocupação do vínculo, de tornar as famílias com o sentimento de pertencimento à unidade. Durante a pandemia, isso ficou mais forte, porque a criança, não fazendo parte do dia a dia da escola, precisava sentir a escola na vida dela, na casa dela. Então, quando a gente diz manter vínculo, é a escola continuar chegando a essa criança, para ela não se sentir distante dos conteúdos educacionais e das relações de afeto que a escola permite. Isso tem sido uma tônica durante esse período em que as aulas presenciais estão suspensas, porque as aulas educacionais continuam existindo de forma remota, as escolas estão funcionando no sentido de ano letivo”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Cecília Leite.

Conforme a secretária, as escolas dispõem, ainda, de reforço pedagógico à distância, ou seja, além das atividades remotas desenvolvidas por cada unidade de ensino, também continua no ar o portal “A Escola vai até você” (http://educacao.aracaju.se.gov.br/escolavaiatevoce/), com conteúdos de todas as modalidades de ensino disponíveis a qualquer hora; e também segue sendo exibida a programação de aulas na TV Câmara, através da parceria com o Governo do Estado.

“A criança pode fazer seu dever e tirar dúvidas por meio de chat ou ligações aos professores ou acesso ao portal. As cuidadoras das creches, por exemplo, gravam vídeos para as crianças assistirem em casa, a exemplo de como lavar as mãos e escovar os dentes corretamente, entre outras coisas.  As escolas estão fazendo sempre reuniões remotas com os pais, aliás, a participação dos pais é muito maior quando as reuniões são remotas. Ou seja, essa dinâmica, apesar de todas as dificuldades, elas estão acontecendo”, destaca a gestora, ao reforçar que as aulas acontecem à distância e a maioria das escolas adota o WhatsApp como forma de comunicação e de envio e recebimento de atividades.

Kits de alimentação
Com o objetivo de oferecer segurança alimentar e complementar as necessidades nutricionais dos estudantes, a Semed, desde o início da pandemia, realiza a entrega de kits de alimentação escolar, uma forma de garantir que a merenda escolar chegue aos alunos das 74 escolas da rede municipal, além de estreitar ainda mais o vínculo das famílias dos alunos com a escolas.

No dia 14 de abril deste ano, a Semed concluiu a nona rodada de distribuição dos kits. No encerramento do ano letivo de 2020, foi alcançada a marca de 2 mil toneladas de alimentos distribuídos às famílias dos estudantes, meta que também deve ser atingida ao longo do ano letivo de 2021.

“Fazemos a entrega dos kits de alimentação escolar, que é um momento também de estratégia fundamental de vinculação. Então, não é só uma entrega de kits, é uma entrega revestida de um caráter pedagógico imenso, porque, com a entrega, as mães vão à escola, conversam com as equipes diretivas, recebem o material educacional de sua criança, devolvem os conteúdos que as crianças já haviam preparado, tiram dúvidas, informam como seria a continuidade. Então, a entrega dos kits são momentos de grandes encontros pedagógicos, as escolas estão presentes, abertas e todas as mães estão, naquele dia, indo na escola. Não é só entregar alimentos, é entregar alimentos e fazer esse encontro”, contextualiza a secretária.

Não ficou estática
A secretária faz questão de afirmar que a Semed, mesmo com a pandemia, não fiou estática e agiu rapidamente para que os alunos não fossem prejudicados.

“Conseguimos vincular esse aluno. A Semed não ficou imobilizada durante a pandemia. As escolas não ficaram imobilizadas, as escolas não fecharam, elas estão abertas diariamente. A Semed procurou todas as ações que poderiam ser feitas, como aulas remotas, mediante aprovação do Conselho Municipal de Educação. Aracaju foi uma capital que iniciou as aulas em julho porque o Conselho só aprovou a resolução em junho, mas desde abril a gente já havia iniciado as atividades, como a entrega dos kits de alimentação em abril de 2020. Ou seja, a escola foi fechada no dia 16 de março e em abril começamos nossas atividades, provocando a necessidade dessa relação, então, a Semed nunca ficou paralisada", frisa Cecília.

De acordo com a secretária, esse trabalho tem como objetivo principal "fazer com que as crianças se sintam pertencentes a uma rede que pensa nelas, e que os pais sintam que seus filhos estão numa rede que pesa neles”, sintetiza a gestora, ao sublinhar que, no lugar das provas, estão acontecendo avaliações diagnósticas, ou seja, um conjunto de atividades que compõem uma avaliação somatória, chegando a uma nota final.

Wi-fi em todas as escolas
Maria Cecília fez questão de lembrar que, mesmo antes da pandemia, a Semed concluiu a instalação de internet banda larga em todas as escolas que compõem a rede municipal. E essa internet, afirma a secretária, continua sendo ofertada aos alunos mesmo com a interrupção das aulas presenciais. Mas de uma forma especial.

“Todas as escolas têm wi-fi e os pais ou professores podem ir na escola fazer o cadastro e pegar a senha do wi-fi visando ter acesso ao conteúdo de vídeo para baixar, se ele quiser. Quando a pandemia iniciou, nós estávamos fazendo um grande trabalho de colocar internet nas escolas. Fizemos o cabeamento e hoje todas as escolas são cabeadas com internet de banda larga. Trata-se de um projeto informatizado que faz parte de um bem maior, a construção de uma Aracaju inteligente e moderna, e para conseguirmos isso a educação não podia ficar de fora”, diz a secretária.

Consequências na aprendizagem
Maria Cecília foi categórica ao afirmar que as consequências da pandemia na aprendizagem dos alunos ainda são incalculáveis. “Não dá para mensurar. No momento em que se está naufragando, qualquer braçada em direção ao continente é muito importante, um passo à frente não estamos mais no mesmo lugar. Foram construídos os passos. O mundo pandêmico antecipou as necessidades de estarmos num mundo conectado. Foram grandes passos dados pela Semed desde 2020”, conclui.