Prefeitura firma acordo com cooperativa de reciclagem e cede espaço público

Meio Ambiente
30/04/2021 11h34

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), firmou um acordo com a Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores). De acordo com o Decreto Municipal nº 6.397/2021, o Município concede um espaço público, sob gestão da Sema, para que seja utilização por um período de cinco anos na execução de atividades e serviços da Cooperativa.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, explica que esse apoio possui dois fundamentos principais. “A Prefeitura quer melhorar as oportunidades para os catadores de realizarem seus trabalhos, visto que essas pessoas têm um papel fundamental na nossa sociedade. Além disso, esse apoio significa uma melhoria das condições ambientais, ao possibilitar que uma Cooperativa que atua na reciclagem possa melhorar suas ações”, disse.

O espaço ao qual a Coores terá permissão de uso está localizado no bairro 17 de Março. Isso possibilitará à cooperativa utilizá-lo em atividades e serviços inerentes à triagem de materiais recicláveis, confecção de fardos de material reciclado para a venda, entre outras atividades.

“Ao mesmo tempo em que nós ajudamos pessoas que têm uma renda mais baixa a melhorar de vida e a transformar isso num negócio efetivo, estamos contribuindo para que o volume de reciclagem na cidade aumente e, consequentemente, para possibilitarmos uma melhor condição de vida a todos os aracajuanos”, reforçou o secretário.

A presidente da Coores, Marilene Alves, definiu o termo como uma mudança para maior estabilidade e viu perspectivas de crescimento por meio da firmação dele. “O termo foi uma segurança que a gente não tinha. Perdemos muitos parceiros, porque não tínhamos esse espaço. Com esse termo agora, a nossa cooperativa está dez”, comemora a cooperada.

O secretário da Cooperativa, Wellington dos Santos, enxerga o termo como uma possibilidade de melhorar a vida daqueles que trabalham ali e com a possibilidade de mais parcerias para a Coores. “Pra gente vai ser uma boa pra melhorar também o espaço, que antigamente o pessoal falava ‘ah, mas vocês trabalham, mas vocês têm algum controle?’, e antes não tinha. Hoje a gente pode dizer que graças a essa assinatura aí, nós já temos”, ressalta.

Para Alan Lemos, é importante que a cidade seja cada mais sustentável e reduza a produção de resíduos sólidos que sejam degradantes ao meio ambiente. "Queremos continuar na direção de uma cidade mais verde e com mais responsabilidade ambiental”, frisa o secretário do Meio Ambiente.