Vacinação Solidária: instituições sociais e entidades religiosas continuam recebendo as doações

Assistência Social e Cidadania
30/04/2021 20h29

Desde o dia 16 deste mês, os kits alimentação confeccionados a partir das doações dos aracajuanos à campanha “Vacinação Solidária” continuam sendo entregues. Na tarde desta sexta-feira, 30, o Pronto Socorro Espiritual Bezerra de Menezes (Prosebem), situado no bairro Salgado Filho, foi mais uma das instituições religiosas a receberem as doações.

A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, lançada neste mês de abril, está sendo coordenada pela Secretaria Municipal da Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em uma logística que envolve 74 pessoas, divididos em equipes de trabalho, atuando no recolhimento, higienização, arrecadação, transporte dos mantimentos para uma das unidades socioassistenciais, separação, montagem dos kits para, por fim, serem feitas as entregas.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, até o momento, já foram confeccionados e entregues cerca de 1.400 kits alimentação que beneficiaram grupos e entidades sociais, além de solicitações espontâneas de famílias nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) da capital.

“É uma campanha que intensifica as ações já realizadas pela pasta durante a pandemia que vem ganhando grande adesão. Por conta do índice de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em nosso município, decidimos criar a ‘Vacinação Solidária’. Identificamos esse público nas entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social de Aracaju, quanto as não inscritas, nas próprias instituições sociais. A expectativa para os próximos dias é receber mais alimentos para beneficiar àqueles que necessitam”, destacou

A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) também se uniu à campanha, arrecadando, entre os servidores, 535 kg de alimentos. A secretária-adjunta da Assistência Social, Selma França, orienta aqueles cidadãos que não integram o público-alvo da imunização contra a covid-19, mas desejam fazer suas contribuições.

“Pessoas que não estão recebendo as vacinas, também podem fazer suas doações se dirigindo a um dos 34 pontos de coleta mais próximos de suas residências. Continuem abraçando a causa que é de todos nós. Estamos passando por um momento difícil, na qual a fome não espera. Nossa campanha tem levado comida às mesas de famílias de baixa renda da capital.”, instruiu.

 

Prosebem 


Fundado em agosto de 1978, o Prosebem é uma instituição religiosa de denominação espírita kardecista, localizado no bairro Salgado Filho, que desenvolve projetos comunitários e assiste famílias em situação de vulnerabilidade social, não só da capital, mas também de outros municípios. Para a secretária da presidência do Bezerra de Menezes, Valdeci Molina, as doações potencializam os trabalhos já desenvolvidos na unidade.

“Nos ajudará muito. Atendemos comunidades carentes dos bairros de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Também promovemos várias campanhas de doação de alimentos para pessoas de baixa renda, identificadas por um cadastro, distribuindo no mês, cerca de 200 cestas básicas. Os kits viabilizados pela Secretaria são muito bem-vindos. Agradecemos a todos que estão se somando à 'Vacinação Solidária'”, reconheceu.

Onde contribuir
Podem ser doados alimentos não perecíveis nos seguintes pontos de arrecadação: drive-thru (montado no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, de segunda a domingo, de 8h às 17h);  no prédio da Estação Cidadania (situado na rua Pacatuba, 64, Centro, de segunda à sexta-feira, de 9h às 15h); e nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com vacinação contra covid-19 autorizada (de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h).

Para contribuições em dinheiro, o Comitê de Combate à Pobreza, da Assistência Social de Aracaju, disponibiliza a seguinte conta para depósito: Banco do Brasil; agência: 3611-0; conta: 6704-0; CNPJ: 13.128.780/0045-12.