Comunidade do Japãozinho reconhece benefícios das obras estruturantes executadas no bairro

Agência Aracaju de Notícias
05/05/2021 07h10

O bairro Japãozinho, situado na zona Norte da capital, vem recebendo, nos últimos anos, uma série de obras em saneamento básico e infraestrutura, executadas pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), dentro das ações de planejamento estratégico do Município.

  
Com presença constante no bairro, a Prefeitura já havia concluído a primeira etapa referente à implantação de infraestrutura básica e esgotamento sanitário, serviços considerados históricos pela população carente da localidade.

Com a primeira etapa concluída, a Prefeitura atua, neste momento, em outras frentes de trabalho da segunda etapa, que já tem 80% dos serviços executados, num investimento superior a R$17,5 milhões, recursos conveniados junto ao Governo Federal.  

A segunda etapa contempla 11 ruas (Santo Agostinho, São João, Senhor do Bonfim,  São Francisco, Tv. do Arame, Rua do Arame, São Januário, Tv. Euclides Figueiredo, Rua 'H', Av. Euclides Figueiredo e Projetada), com serviços de micro e macrodrenagem, pavimentação asfáltica, mobilidade e acessibilidade, totalizando cerca de 1 km.
 
Também estão sendo edificadas, em fase avançada de conclusão, as duas bacias de contenção de 4.000 metros quadrados para receber e escoar as águas pluviais; outra obra importante, e que já está concluída, é a do canal em gabião (muro de pedras empilhadas para contenção de barragens e drenagem de água), com cerca de 170 metros que visa fortalecer a estrutura da parte mais alta do bairro.

Reconhecimento
Uma das moradoras da região é dona Ana Lúcia dos Santos, 48 anos. Da janela da sua casa, ela observa toda a movimentação de operários e se sente agraciada com a obra, afinal, para ela, os tempos já foram bem difíceis. Ela mora com dois filhos e o esposo, Gilson Santos, que também almeja dias melhores.
 
"Toda obra é importante porque vai beneficiar muito a população. Digo isso porque aqui era muito buraco. Quando chovia, era impossível passar, um grande transtorno. A gente espera que, com essa obra, a gente possa ter livre acesso, poder ir e vir, sem medo de cair em buracos ou acontecer outros acidentes", destaca.

O esposo de Ana Lúcia, Gilson Santos, 40, lembrou que, antigamente, havia muita lama nas ruas e uma das maiores dificuldades era levar as crianças para escola. "Temos dois filhos que passam sempre por aqui para ir à escola e eu lembro que eles sempre pisavam em buracos, caíam na lama e sujavam os pés, agora, pelo jeito, acho que vai melhorar e muito, pelo menos o nosso acesso vai ficar maravilhoso. Eu, pelo pouco tempo que estou aqui, já que sou da Bahia, estou achando legal, porque várias ruas estão sendo calçadas", afirma.
 
Antônio Vital, 65, ficou entusiasmado quando viu a obra de drenagem e esgotamento sanitário na rua Projetada. "Essa obra daqui está muito boa. Antes aqui era tudo coisa ruim, era esgoto, lama, escorpião, cobra. Eu estou gostando muito da obra, está muito boa e útil para todos nós", disse mostrando-se feliz.
 
Danilo Souza Santos, 28, elogiou a atuação da Prefeitura, ao classificar as obras de "essenciais". "Muito importante para a comunidade. Os moradores vinham perdendo seus móveis todas as vezes que chovia. Quando ficar pronta, tudo ficará melhor, eu não tenho dúvidas", vislumbra.
 
Jéssica dos Santos, 29, também acredita que, com as intervenções da Prefeitura, os moradores terão qualidade de vida. "Nosso bairro precisava dessas obras. Moro há seis anos aqui e me lembro como era difícil: acesso obstruído, poeira, lama, um terror. Estou acompanhando o desenvolvimento da obra e espero que melhore muito".