Com alerta de chuva até esta quarta-feira, equipes da Prefeitura continuam monitoramento

Agência Aracaju de Notícias
04/05/2021 17h24

Na manhã desta terça-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, por meio do serviço via SMS da Defesa Civil Municipal, alertou para a previsão de chuvas que devem continuar até esta quarta-feira, 5. Na tarde de hoje, o acumulado registrado foi de cerca de 15 milímetros e as equipes seguem em monitoramento para acompanhar os efeitos da chuva por toda a cidade.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, afirmou que, como as ocorrências de chuva foram espaçadas durante todo o dia, não foram registrados sinistros a respeito. “Esse espaçamento contribui para o melhor escoamento da água nas vias da cidade, portanto, não registramos, até a tarde desta terça, nenhuma ocorrência relacionada às chuvas, no entanto, não deixamos de acompanhar e seguimos o monitoramento”, destaca.

Como já ressaltado pelo coordenador, este é o período do ano que mais chove na capital, o que reforça o cuidado das equipes em acompanhar os locais que possam oferecer mais riscos à população numa possível chuva mais intensa e prolongada. 

“O tempo fechado é vivenciado com mais intensidade até junho, por isso, é justamente nessa fase do ano que a Prefeitura intensifica as ações de prevenção, mas também conta com a colaboração da população, seja ficando atenta aos riscos, ou mesmo contribuindo ao não jogar lixo nas vias e canais da cidade. É um esforço do poder público, mas também deve ser da população”, acrescenta Silvio Prado. 

Para registrar uma ocorrência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, que tomará as providências necessárias. Além disso, as equipes fazem o monitoramento constante nos locais de risco, sujeitos a alagamentos ou desmoronamento.

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, mantém um canal para informar a população, via SMS, sobre os alertas meteorológicos. Para receber os avisos é necessário enviar um SMS para o número 40199 e inserir, no campo da mensagem, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

Após encaminhar o SMS de cadastro, será enviada uma mensagem de confirmação e o celular estará habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que a mesma pessoa cadastre mais de um CEP.