Programa Criança Feliz faz homenagem alusiva ao Dia das Mães

Assistência Social e Cidadania
05/05/2021 17h20

Cola, papel, tesoura e muita criatividade são as ferramentas utilizadas pelas visitadoras no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, no bairro Santa Maria, para a confecção das atividades socioeducativas remotas destinadas às crianças assistidas pelo Programa Criança Feliz (PCF).

Em alusão ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, dia 9, as crianças terão a oportunidade de demonstrar seu amor em uma lição de casa que envolve colagem e pintura. Além disso, as genitoras dos usuários e as gestantes foram presenteadas com um par de brincos, valorizando a autoestima feminina.

O Programa Criança Feliz foi criado pelo Governo Federal, em outubro de 2016, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, fase considerada de zero até seis anos de idade.

São oferecidos apoio à gestante e à família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos que necessitem, além de integrar, ampliar e fortalecer as ações de políticas públicas voltadas a esse público-alvo e suas famílias.

De acordo com a supervisora do Programa, em Aracaju, Arlene Jádia Sá, 100 pessoas são assistidas pelo Criança Feliz: 96 crianças e 4 gestantes. A previsão é que os 100 kits confeccionados sejam entregues até a sexta-feira, 7.

“É um gesto simbólico com o intuito de mostrar que além dos atendimentos híbridos, continuamos juntos, por meio da atenção, do cuidado e do acompanhamento para manter os vínculos afetivos e comunitários. O sorriso no rosto das mamães é uma prova de que o nosso trabalho vale a pena, promovendo a qualidade de vida. Vale ressaltar que as entregas foram realizadas seguindo todos os protocolos de segurança, com os devidos equipamentos de proteção individual e mantendo a distância necessária”, destacou.

As entregas foram dividas por blocos e estão sendo realizadas em dois formatos: através de visitas domiciliares, com as visitadoras indo até a residência, ou o usuário indo até o equipamento.

A dona de casa Írisvalda Lima mora próximo ao Cras e se dirigiu até a unidade para buscar seu kit. João, seu único filho, é acompanhado pelo PCF há um ano.  “Recebi a ligação de uma das meninas para que eu viesse até aqui para João fazer as atividades em casa junto à mamãe. São tarefas que contribuem para o desenvolvimento dele com um acompanhamento maravilhoso. Me sinto muito feliz por tudo o que elas fazem pelas crianças da comunidade”, disse, satisfeita.

Dos cinco filhos da dona de casa Joseane Pereira, dois menores de três anos são assistidos pelo Criança Feliz desde o ano de 2019. Ela se sentiu reconhecida ao receber os kits. “As meninas vêm aqui em casa para trazer as atividades, eles estão sempre brincando, aprendendo várias coisas. Meus filhos se adaptaram ao Programa de uma maneira que eu não imaginava. Elas também identificam as minhas necessidades, me auxiliando com algum tipo de benefício. Me sinto homenageada tanto por elas, quanto pelos meus filhos”, contou.