No Mosqueiro, escola municipal produz jornal para divulgar informações pedagógicas

Educação
06/05/2021 14h36

Seguindo as orientações da Prefeitura de Aracaju, as escolas da rede municipal de ensino têm desenvolvido estratégias para fortalecer o aprendizado no ensino remoto durante a pandemia. Neste sentindo, professores, equipe diretiva e toda a comunidade escolar estão unidas e conseguindo bons resultados, como é o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, no bairro Mosqueiro.

A unidade de ensino lançou em abril, início do ano letivo 2021, o jornalzinho Papo de Criança, com as principais atividades desenvolvidas com as crianças da creche e alunos da Emef durante todo o mês.

O folheto apresenta fotos das crianças estudando em casa e outras imagens de sentido pedagógico. Produzido pela equipe diretiva da Emef, o material enviado tanto através de arquivo online, como também é impresso a partir do apoio prestado pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A coordenadora administrativa da escola, Jaqueline Melo, conta que a ideia surgiu no ano de 2020, durante a pandemia, e a proposta é divulgar as devolutivas dos alunos em relação às atividades passadas pela escola.

Além de falar sobre a Elias Montalvão, o jornal apresenta os profissionais que estão por trás do ensino ofertado, a importância da aula remota para as crianças e o porquê de se manter o vínculo, divulgando para a comunidade o seu funcionamento.

“Todos os professores têm seus grupos no WhatsApp para comunicação com seus alunos e os responsáveis. Tivemos muitos retornos positivos.  Eles selecionam e enviam fotos para nós, da equipe diretiva, e a partir daí montamos o jornal. Nada mais justo que tornar isso visível para todos, até para que estimule aqueles que ainda não estão neste ritmo verem que é possível, sim, dar continuidade aos estudos, ainda que seja remotamente”, comenta Jaqueline.

Como mãe de Ariane Marinho, aluna do 3º ano na Emef Elias Montalvão, Aldenice de Santana ressalta que o folhetim está sendo um bom incentivo às crianças. “Mesmo não indo à escola, os alunos veem os coleguinhas fazendo as atividades. Além disso, a escola tem interagido muito bem com as mães, os alunos, e os professores estão muito presentes. Posso lhe afirmar com certeza que ela realmente está aprendendo. Estão trabalhando muito bem e, mesmo não sendo presencial, estou bem satisfeita com o ensino”, afirma.

Jaqueline explica que a intenção da Emef é produzir o folhetim todos os meses e também continuar com o projeto após o retorno das aulas presenciais, divulgando, constantemente, os trabalhos feitos na escola. “Os pais começaram a mandar tantas fotos querendo que seu filho também aparecesse no jornalzinho e, pelo visto, teremos que fazer jornaizinhos separados: um para a educação Infantil e outro para o fundamental”, brinca a coordenadora.