Prefeitura celebra o Maio Vermelho, mês de prevenção ao câncer bucal

Saúde
06/05/2021 15h45

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), celebra o Maio Vermelho, mês alusivo ao combate do Câncer Bucal e ao Fumo, reforçando a importância das pessoas procurarem um profissional para realizar exames periódicos. Para isso, o Município oferece uma série de serviços previamente marcados e de urgência.

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju oferta atendimento odontológico na Atenção Primária, como serviços de restauração, extração, orientação e limpeza, que podem ser agendados pelo 0800 729 3534, opção 5, pelo Portal da Saúde ou na própria Unidade Básica (UBS). A rede conta também com o atendimento odontológico de urgência, realizado no Hospital Fernando Franco, de segunda sexta, das 19h às 7h, e 24h durante finais de semana e feriados.

“Como estamos em uma pandemia, não podemos convidar os pacientes para ações como exames coletivos ou palestras de orientação para o autoexame. Entretanto, é importante reforçarmos a observação dos sinais na boca, uma vez que temos percebido que em decorrência do longo período do uso de máscara, as pessoas têm diminuído a observação de sinais na boca, ou mesmo a procura por profissionais dentistas”, alerta Fernanda Cabral, coordenadora da Saúde Bucal da SMS.

Sinais
O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). As lesões podem estar na gengiva, na mucosa bucal e na língua e o câncer ainda pode atingir pessoas sem dentes. Nos estágios iniciais, as neoplasias malignas podem ser indolores e de difícil percepção, o que reforça a importância do exame bucal.

“Justamente pela dificuldade que algumas pessoas têm em identificar essas mudanças, a detecção precoce por um profissional é muito importante para a resolutividade do tratamento. Portanto, procurar um profissional periodicamente, dentro ou fora da nossa rede, é essencial para salvarmos vidas”, reforça Fernanda.

Câncer Bucal
De acordo com estáticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano aumenta a incidência de câncer em cavidade oral, principalmente em pessoas do sexo masculino, sendo potencializado por hábitos como tabagismo e consumo de álcool.

O diagnóstico precoce ainda é a maneira mais eficiente de reduzir o risco de mutilação, além de aumentar a sobrevida do paciente.