Prefeitura já realizou mais de 36 mil testes rápidos e RT-PCR para diagnóstico da covid-19

Saúde
07/05/2021 15h33

Desde o início do projeto do TestAju, em agosto de 2020, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 36.192 testes, sendo 17.565 testes rápidos e 18.627 testes RT-PCR. O TestAju realiza ações de testagem nos bairros, três vezes por semana.

Nesta sexta-feira, 7, a ação ocorreu na praça Eronildes de Carvavlho, no bairro Salgado Filho, onde foram realizados 284 testes rápidos e moleculares RT-PCR.

De acordo com a técnica de Agravos Agudos da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão, todas as ações da Prefeitura para enfrentamento da covid-19, visam, essencialmente, assegurar o bem-estar dos cidadãos e facilitar o acesso aos serviços de Saúde.

“A equipe ampliou a testagem dos aracajuanos, por meio do programa TestAju, realizando, obrigatoriamente, na mesma ação, os testes RT-PCR e os testes rápidos. Ou seja, quem fizer o teste RT-PCR, deve fazer também o teste rápido. Pois, é muito importante realizar a testagem da população para que a gente consiga identificar precocemente os casos presentes de covid-19 e, assim, consigamos controlar o vírus e realizar o isolamento da pessoa positivada”, explica.

Tipos de Testes
Os testes de RT-PCR são os que têm função efetivamente diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), porque através dele é possível detectar uma parte do RNA do vírus que é específica dele, ou seja, é a identidade do vírus, sem possibilidade de confundir o resultado com qualquer outro agente viral. Ele é realizado através da coleta swab (cotonete) nasal, e as amostras são enviadas para o Laboratório Central de Sergipe (Lacen). 

Já os testes rápidos pesquisam a presença de anticorpos, ou seja, uma resposta do organismo quando este já teve contato com o vírus, recentemente (IgM) ou já há algum tempo (IgG). Ele avalia o percentual da população que já teve contato com o vírus e já desenvolveu anticorpo. 
 
Resultado e Programação
O aracajuano pode verificar o resultado do teste na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800 729 3534, opção 1. Na segunda-feira, dia 10, a testagem será na praça Ronaldo Calumby Barreto (avenida Tiradentes), no bairro Novo Paraíso.
 
Na quarta-feira, dia 12, os testes serão na  Paróquia Sagrada Família (avenida Frei Augusto, antiga rua M), no bairro Dom Luciano. E na sexta-feira, dia 14, a ação será na praça Luciano Barreto Júnior (avenida Jorge Amado), bairro Jardins.