Cras Maria Diná homanageia mães moradaores do bairro 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
07/05/2021 14h30

Fazem parte das atividades desenvolvidas pelos equipamentos socioassistenciais da Secretaria Municipal da Assistência Social ações que fortaleçam vínculos e sejam alusivas às datas comemorativas, a exemplo da homenagem ao Dia das Mães que o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes realizou, nesta sexta-feira, 7, para as mães do bairro 17 de Março.

Respeitando todos os protocolos sanitários em função da pandemia da covid-19, o Cras celebrou a data com fornecimento de lanches (prescritos e orientados pelo setor de Segurança Alimentar), em um espaço organizado para a distribuição presencial, o qual contou música ambiente.

Para não haver aglomeração, as 40 usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que está com as atividades presenciais suspensas desde o início da pandemia, compareceram em horários preestabelecidos. De acordo com a coordenadora do Cras Maria Diná, Josefa Laurentino, a homenagem é importante para que as usuárias sintam-se abraçadas e lembradas durante este período tão complicado.

“Pensamos nesta homenagem para as mães do SCFV entendendo que elas merecem, pois são mulheres guerreiras, lutadores, que não desistem nunca e que são muito fortes, principalmente durante esse período de pandemia. Não podemos fazer uma festa como elas merecem, mas, com essa homenagem, elas podem receber o nosso carinho através do alimento e de uma boa música”, afirmou a coordenadora.

Segundo Josefa, os filhos das usuárias ainda prepararam uma surpresa. “As crianças, sem as mães saberem, fizeram cartinhas, que estão expostas para todos verem, demonstrando o quanto elas são importantes para cada uma delas”, concluiu.

Felicidade pela lembrança
Para a dona de casa e líder comunitária do bairro 17 de Março, Rosivania dos Santos, a homenagem é motivo de alegria. “Desde quando o Cras foi inaugurado, a minha filha é acompanhada pela equipe, ela se desenvolveu muito aqui. Me sinto honrada com essa homenagem e gostaria de agradecer à equipe em nome de todas as mães do bairro. Gostaria de aproveitar a oportunidade também para desejar um feliz Dia das Mães para todas as mamães”, falou com alegria.

Também homenageada, a dona de casa Geilza dos Santos participa do SCFV com a filha há cerca de quatro anos e acredita que a homenagem é um acalento em meio à pandemia. “Tem mais ou menos quatro anos que a minha filha recebe acompanhamento do Cras e estou muito feliz com essa homenagem de hoje. É triste porque não dá para fazer uma festa de verdade, como eles faziam em outros tempos. Era muito divertido e acolhedor. Mas o fato de sermos lembradas é motivo de alegria”, ressaltou.

Surpresa para as colaboradoras
Posteriormente, as mamães colaboradoras do Cras também receberam uma homenagem surpresa. Desta vez, as profissionais receberam vídeos gravados por seus filhos, ressaltando a importância e a força de cada uma delas dentro da família e no ambiente de trabalho.