Suporte da Prefeitura é fundamental na operação de resgate da vítima do acidente aéreo

Agência Aracaju de Notícias
07/05/2021 18h10

Desde quinta-feira (6), a Prefeitura de Aracaju auxilia no resgate do piloto Adriano Leon, de 32 anos, que foi vítima na queda do avião monomotor que caiu sobre a área de manguezal situada no bairro Atalaia, zona Sul de Aracaju.

Na tarde desta sexta-feira, 7, agentes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) – Defesa Civil de Aracaju, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) continuaram a prestar suporte durante a operação.

O local do acidente dificulta o resgate, pois a região do manguezal é instável e alagadiça. O major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil Municipal, relata que o trabalho realizado durante a tarde teve como objetivo dragar e drenar o local onde se encontra o motor da aeronave, para isso, a Emsurb disponibilizou um caminhão de sucção à vácuo.

“O principal esforço da tarde foi içar o motor, que afundou dois metros na lama. Por isso aguardamos a vazante da maré para fazer a drenagem, viabilizando a amarração e ancoragem do motor para retirá-lo do mangue. Essa ação visou melhorar o acesso e a visibilidade, para poder encontrar o corpo do piloto”, relata o major.

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, acompanhou a operação de resgate e comenta que o trabalho conjunto está sendo fundamental para conseguir executar um trabalho tão difícil. “Além de prestar apoio aos outros órgãos, a Prefeitura se uniu com suas equipes para poder contribuir de forma efetiva nesse resgate. Por isso disponibilizamos um guindaste, banheiros químicos, caminhão de sucção a vácuo, equipes de poda, eletricistas e trabalhadores para construir passarelas de acesso. Tudo isso para somar esforços, neste momento tão difícil que pede agilidade e união”, analisa.

O acidente 
No final da manhã desta quinta-feira (6), por volta das 11h40, um avião monomotor, modelo RV-10 de três lugares, caiu no manguezal situado no bairro Atalaia. Instantes depois, assim que o Grupamento Tático Aéreo (GTA) identificou a localização da aeronave, equipes do Município e do Estado iniciaram a operação de resgate do avião e, sobretudo, da vítima, um piloto que veio da cidade de Unaí (MG) para fazer um voo particular. 

De acordo com as informações, o piloto deixou um passageiro em Aracaju e retornava sozinho para Minas Gerais. Após a decolagem, o avião apresentou problemas, o piloto declarou emergência à torre de comando e desviou a rota para o manguezal, evitando cair sobre as residências. A aeronave estava em situação regular junto à Agência Nacional de Aviação (Anac).