Prefeitura segue trabalhando no resgate da vítima do monomotor que caiu na zona Sul

Agência Aracaju de Notícias
08/05/2021 10h54

No início da manhã deste sábado, 8, a força-tarefa montada pela Prefeitura de Aracaju estava a postos para auxiliar na operação de resgate do piloto Adriano Leon, de 32 anos, vítima no acidente com o avião monomotor que caiu sobre a área de manguezal situada no bairro Atalaia, zona Sul de Aracaju, na última quinta-feira (6).

Agentes da Defesa Civil de Aracaju, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estão prestando o suporte necessário para auxiliar o Corpo de Bombeiros a efetuar o resgate, uma operação difícil, devido ao local onde o monomotor caiu. 

O major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju, relata que o trabalho é um grande desafio e, também, uma corrida contra o tempo. “Além da lama dificultar o resgate, tem o desafio da cheia da maré. Agora pela manhã, trouxemos um caminhão de sucção ainda mais potente, para drenar a área, e tudo precisa ser feito com muita rapidez, antes que a maré comece a encher outra vez”, relata.

O objetivo dessa drenagem é conseguir amarrar e içar o motor, pois é provável que a vítima esteja debaixo das ferragens. “Se o corpo não estivesse preso, já teria vindo à tona. Então nossa suspeita é que esteja debaixo do motor, que é a parte mais pesada da aeronave”, explica o major.
 
O acidente 
No final da manhã da última quinta-feira (6), por volta das 11h40, um avião monomotor, modelo RV-10 de três lugares, caiu no manguezal situado no bairro Atalaia. De acordo com as informações, o piloto deixou um passageiro em Aracaju e retornava sozinho para Minas Gerais. Após a decolagem, o avião apresentou problemas, o piloto declarou emergência à torre de comando e desviou a rota para o manguezal, evitando cair sobre as residências.

Instantes depois, assim que o Grupamento Tático Aéreo (GTA) identificou a localização da aeronave, equipes do Município e do Estado iniciaram a operação de resgate do avião e, sobretudo, da vítima. A aeronave estava em situação regular junto à Agência Nacional de Aviação (Anac).