Prefeitura vacinou 1.257 aracajuanos nesta segunda-feira, 10 

Agência Aracaju de Notícias
10/05/2021 18h20

"Estou tomando a dose da vida". O depoimento, repleto de emoção, é da aposentada Maria da Conceição Monteiro Nascimento Santana, de 68 anos, que se dirigiu na manhã desta segunda-feira, 10, ao drive-thru montado no Parque da Sementeira para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19.
 
Maria da Conceição é uma das centenas de pessoas que estão indo, todos os dias, tomar o imunizante em pontos estratégicos montados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SES).
 
Ela conta que só foi tomar a primeira dose agora porque, no período em que foi liberada a imunização para pessoas da sua faixa etária, precisou ser hospitalizada com sintomas graves do coronavírus. Recuperada, ela não escondeu a felicidade."Meu sentimento é de sobrevivência, estou tomando a dose da vida muito alegre e feliz", disse, com lágrimas nos olhos.  

Visando proporcionar cada vez mais momentos de alívio e alegria aos aracajuanos, a campanha municipal de vacinação segue avançando a cada dia. Até o momento, a SMS imunizou 115.563 pessoas, o que equivale a 17,38% da população. Somente nesta segunda-feira, foram vacinadas 1.257 pessoas, sendo 397 em trabalhadores da saúde, 76 com comorbidades, 56 profissionais de segurança e salvamento e 727 idosos.  

Os públicos-alvos seguem os mesmos estabelecidos na semana pela SMS: idosos e profissionais de saúde, com a segunda dose de AstraZeneca, e com a primeira dose, ainda com AstraZeneca, nas pessoas com comorbidades a partir de 59 anos, gestantes com comorbidades e puérperas acima de 18 anos, doentes renais crônicos que fazem hemodiálise e pessoas com deficiências permanentes, além dos profissionais de segurança.

A aplicação, para o público citado acima, acontece no posto volante do Parque da Sementeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Augusto Franco, Cândida Alves, Marx de Carvalho, Manoel de Souza, Santa Terezinha, Edézio Vieira de Melo, Adel Nunes, Hugo Gurgel, José Augusto Barreto e no Cras João de Oliveira, também das 8h às 17h.

O Município também segue aplicando a primeira dose nos profissionais de saúde com o primeiro lote de vacinas da marca Pfizer. As pessoas que se encaixam nesse perfil estão sendo vacinadas no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, na praça Dom José Thomaz, bairro Siqueira Campos, das 8h às 17h.

O aposentado Paulo Lourenço Barros, 91, foi ao drive tomar a segunda dose. Ele conta que, mesmo concluindo o ciclo vacinal, vai seguir com todos os protocolos de biossegurança. "Agora, estamos mais garantidos. Eu moro sozinho, não saio para lugar nenhum, só saio numa emergência. Mesmo concluindo o meu ciclo, vou continuar usando máscara. Aliás, vou usar duas ao mesmo tempo", disse, rindo.

Terezinha Dantas Borges, 93, também foi ao drive para tomar a segunda dose. Embora tímida, ela fez questão de externar seu sentimento naquele momento: "Estou muito feliz. Desejo saúde para todas as pessoas".

Liliane Silva, 25, é estudante de enfermagem e acordou cedo para tomar sua primeira dose da Pfizer no auditório da Escola Presidente Vargas. "Estou com muita esperança e muito feliz", sintetizou.

Sentimento semelhante tem o farmacêutico Junior Rodrigues, 28, que também esteve no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo à Emef Presidente Vargas. "A vacinação nos proporciona esse momento de felicidade. Como somos da área da saúde, a vacina vai nos dar uma segurança maior para atendermos a população".

Já a aposentada Maria Nazaré Bezerra, 92, foi à Unidade Básica de Saúde Max de Carvalho, no Ponto Novo, concluir seu ciclo vacinal com a segunda dose da AstraZeneca. "Não tenho palavras. Só agradeço a todos. Muito feliz".

Avanço da campanha
A Prefeitura de Aracaju avançará na vacinação contra a covid-19 do grupo com comorbidades e ampliará, nesta terça-feira, dia 11, para a população acima de 56 anos, de forma escalonada. Nesta etapa, também poderão receber a vacina gestantes e puérperas, acima de 18 anos, com ou sem comorbidades.

Além disso, nesta terça, a capital retomará a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac, para as pessoas que receberam a primeira dose do imunizante nos dias 4, 5 e 6 de abril. A gestão também dará continuidade à aplicação do reforço vacinal da Astrazeneca, e dos profissionais de Saúde, com a vacina da Pfizer.