Servidoras da Seplog participam de curso sobre Regularização Fundiária Urbana

Planejamento e Orçamento
10/05/2021 12h08

Ampliar o conhecimento sobre os instrumentos, registro, procedimentos e demais dispositivos legais, além de outros temas que envolvem diretamente a regularização fundiária. É com este objetivo que quatro servidoras da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) estão participando do ‘Curso EaD de Reguralização Fundiária Urbana’, promovido pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional e pelo Núcleo de Acesso à Terra Urbanizada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

“São muitos os desafios enfrentados no dia a dia. Desta forma, acreditamos que quanto mais conhecimentos obtivermos, melhor saberemos lidar e orientar a gestão na melhor tomada de decisão. A busca por uma melhor capacitação técnica na área de urbanismo, enquanto servidora pública à frente de uma Coordenadoria-Geral de Desenvolvimento Urbano (Cogedurb) da municipalidade é algo constante pra mim, por exemplo”, disse a arquiteta e urbanista Marianna Martins Albuquerque, que trabalha na Seplog.

Ainda de acordo com Marianna, essa sede por conhecimento a levou a encontrar a chamada pública para seleção do curso. “E por acreditar que conhecimento é bom quando compartilhado, já fui repassando a algumas servidoras que eu imaginava que teriam interesse por atuar nos auxiliando diretamente nesta área aqui do setor. Nos inscrevemos, cruzamos os dedos e dentre os mais de três mil inscritos, fomos todas as quatro selecionadas entre os seiscentos aptos para esse curso que tem tudo pra nos trazer grandes discussões e esclarecimentos sobre o tema”, pontuou.

O gestor da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, destacou a participação das servidoras no curso. “Além de agregar conhecimento e fortalecer a qualidade técnica dos profissionais do Município de Aracaju que possui 11 áreas para regularização fundiária, essa capacitação também traz mais segurança para o desenvolvimento dos trabalhos na área de regularização fundiária, haja vista ser apresentada por especialistas em Direito e Arquitetura e Urbanismo que atuam no âmbito da política pública de habitação. Para além disso, a regularização é mais que um trâmite legal, é um meio importante de ressignificar as comunidades através da transformação social", disse.

Com 60 horas aulas, distribuídas em cinco módulos, e com conteúdo programático estruturado, o curso é totalmente gratuito e com certificação ao final. “O ambiente virtual é super completo com as informações que precisamos. Iniciamos o curso recentemente, na segunda turma, e as expectativas são as melhores. Esperamos absorver ao máximo todo o conhecimento a ser repassado e assim poder devolver isso tanto ao município, na forma de ação do nosso trabalho, quanto na vida das pessoas que podemos impactar positivamente através da Regularização Fundiária”, explicou Marianna.

Além da coordenadora-geral de Desenvolvimento Urbano, participa do curso a servidora Frankliniella Brito Silva, também da Cogedurb; a assessora de Captação de Recursos (Ascap), Ana Carla Machado; e a assessora de Gabinete Dayane Moreira Mattos.