Prefeitura leva máscaras de ventilação não invasiva para leitos do Santa Isabel e Caps Jael

Saúde
10/05/2021 13h02

“A doação dessas máscaras de VNI [Ventilação Não Invasiva] é de grande valia para nós, porque vamos conseguir expandir o nosso tratamento com os pacientes e assim ajudá-los em sua recuperação”. O depoimento da coordenadora de enfermagem dos leitos covid do Caps Jael Patrício, Camila Beatriz Oliveira, reflete o sentido da soma de esforços para salvar vidas nessa pandemia. Atualmente, dos 20 leitos ofertados no Caps Jael, 14 estão ocupados. 

Além do Caps, os pacientes internados nos leitos municipais montados no Hospital Santa Isabel também foram beneficiados com a doação de máscaras de Ventilação Não Invasiva, feita à Prefeitura de Aracaju pelo Grupo Spirandi.
 
Nesta segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal da Saúde realizou a entrega de nove máscaras, as quais são destinadas às duas unidades de tratamento covid; outras 41 já haviam sido repassadas para os leitos municipais com esse tipo de atendimento.

O sistema VNI (Ventilação Não Invasiva) é de baixo custo e de fácil implementação nas redes hospitalares, o que garante o uso efetivo e assegura o suporte respiratório aos pacientes antes que se evolua para quadros mais graves. 

Atualmente, dos 30 leitos municipais para atendimento covid no Hospital Santa Isabel, 12 estão ocupados. “Essa terapia é bastante utilizada no tratamento do paciente com covid-19. Nós utilizamos em pacientes que estão conscientes, orientados, colaborativos, com o objetivo de diminuir o desconforto respiratório e facilitar o desmame de oxigênio desse paciente ao longo dos dias”, explicou a fisioterapeuta dos leitos covid no Hospital Santa Isabel, Carla Carolina Araújo.

Leitos Covid
A rede municipal de saúde dispõe de 157 leitos exclusivos para pacientes com covid-19. São 30 leitos ofertados no Hospital Santa Isabel, 28 no Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse), 30 leitos na Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, 26 leitos na UPA Fernando Franco, 19 no Hospital São José, 20 no Caps Jael Patrício e quatro no Hospital Universitário.