Equipes da Emsurb atuam na operação de retirada dos destroços da aeronave

Serviços Urbanos
10/05/2021 17h01

Desde a última quinta-feira (6), quando foi acionada pela Defesa Civil, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuam de maneira ininterrupta na força-tarefa composta por órgãos da esfera municipal e estadual, na operação relacionada à ocorrência da queda de um avião monomotor, no manguezal localizado no bairro Atalaia, na zona Sul da capital.

“Durante os quatro dias de operação, a Prefeitura de Aracaju esteve presente com o suporte necessário para que o Corpo de Bombeiros pudesse ter êxito no intuito de encontrar o corpo do piloto, bem como a aeronave para efeito de investigação”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Para isso, além de ceder guindaste e outros equipamentos necessários à execução das tarefas naquela localidade, como máquinas retroescavadeira e pá carregadeira, a empresa municipal direcionou cerca de 20 pessoas, entre profissionais e técnicos, para integrar as atividades minuciosas que envolveram o acidente.

“Para facilitar a chegada do maquinário até o ponto onde provavelmente estaria o corpo do piloto e o restante da aeronave, em local previamente identificado pelos Bombeiros, fizemos a retirada de parte da vegetação do manguezal e um acesso com o uso de material de resíduos da construção civil. A partir dessa estratégia, as equipes conseguiram resgatar o corpo desse jovem rapaz, que foi entregue posteriormente aos  familiares”, detalhou Luiz Roberto.

Ainda segundo o presidente, após a conclusão desta operação os trabalhos de limpeza, principalmente, do material colocado no manguezal com a autorização dos órgãos competentes, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), devem continuar.

“Temos a responsabilidade, também, quanto ao recolhimento e destinação adequada do material utilizado, para que a partir daí possa ser iniciada a recuperação de toda a área degradada, após um trabalho intensivo e integrado nessa região de difícil acesso, que agora segue direcionado à retirada do restante dos destroços da aeronave do local”, concluiu ele.