Aracaju inicia segunda etapa de vacinação contra influenza com foco em idosos e professores

Agência Aracaju de Notícias
11/05/2021 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua avançando na vacinação dos aracajuanos contra a gripe influenza. Nesta terça-feira, 11, teve início a segunda etapa da campanha, destinada a idosos com mais de 60 anos e professores. A vacina está disponível em 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, das 8h às 16h e a meta é atingir 90% de cada público alvo.
 
Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a primeira etapa da campanha teve início no mês passado, para os grupos de gestantes, puérperas, crianças menores de seis anos e maiores de seis meses, povos indígenas e trabalhadores da área da saúde, os quais continuam sendo vacinados.
 
De acordo com a SMS, o objetivo é reduzir as complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Ainda conforme a SMS, para idosos, a vacinação acontece de forma escalonada, visando evitar aglomeração, já que o Município dispõe de mais de 67 mil pessoas nessa faixa etária.

Já as pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Aprovação
Na UBS Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, a nutricionista Geane de Oliveira Santos, de 50 anos, disse que a vacina contra a gripe se faz necessária, principalmente nesta época que antecede o inverno.
 
"É importante porque ficamos imunes ao vírus e evita nos contaminarmos. Como ainda não tomei a da covid, achei importante vir tomar a da gripe, principalmente com a proximidade do inverno. Sabemos que o mês de maio é chuvoso e, com a vacina, temos mais uma proteção", relata.
 
A aposentada Maria Carmélia Caldas de Aguiar, 82, também foi à UBS Dona Sinhazinha tomar o imunizante. "Desde que criaram essa vacina que eu tomo. Acho muito importante se vacinar todos os anos, porque evita tantas doenças, melhora tudo, e nunca mais tive aquelas gripes fortes como antigamente. É muito bom e é mais uma proteção para todos nós", conta.
 
Welington Oliveira, 75, foi um dos primeiros a tomar a vacina contra a gripe na UBS Madre Tereza de Calcutá, situada no bairro Jabotiana. "Já tomei a primeira dose contra a covid e agora estou tomando contra a gripe. A sensação é de mais segurança. Todos os anos eu venho para ser vacinado e, de lá para cá, não tenho mais gripe. Aconselho que todos façam o mesmo", diz.

Ainda na UBS Madre Tereza de Calcutá, o aposentado Gilberto Joanquim Santana, 70, fez questão de tomar o imunizante. Os motivos, ele sabe de cor. "Temos que nos proteger dessa doença. Todos os anos eu venho me vacinar e não tenho nenhuma queixa, pelo contrário, vou continuar tomando", afirma.

Antônio Silva, 68, professor e instrutor do Sest/Senat, se dirigiu à UBS Fernando Sampaio - que está aplicando a vacina no anexo da Paróquia São José Operário - e enalteceu a campanha. "Não tenho dúvidas quanto à eficácia da vacina contra a gripe. Todos os anos eu venho tomar. Já tem dois anos que tomo certinho e, desde então, não tenho mais gripe. É importante e recomendo a todos a fazerem o mesmo".

Antônio Siciliano Costa, 78, o qual foi imunizado na UBS Fernando Sampaio, também destacou a relevância da vacina para a saúde de toda a população. "É muito importante essa vacina, porque ela combate a gripe e os médicos recomendam. Nós acatamos a orientação médica e seguimos em frente".
 
O professor universitário Wilson Costa, 48, diz ter consciência do papel da vacina. Ele aproveitou a ocasião para convocar a população, conforme os públicos-alvos, a tomar o imunizante.
 
"Fazemos parte do grupo de risco. A gente não vai debater com a ciência, então, aprovo e recomendo. Espero que todos compareçam aos locais credenciados, nos postos de saúde, e tomem suas vacinas. Todos os anos eu tomo, é algo que entrou para a minha rotina", frisa.