Escola da rede municipal realiza simulado como prova diagnóstica no ensino remoto

Educação
11/05/2021 15h00

As escolas da rede municipal de ensino de Aracaju têm trabalhado com a aplicação de diferenciadas estratégias para manter a rotina de aprendizagem dos 32 mil alunos matriculados, durante as aulas remotas, em razão da pandemia.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Thetis Nunes, no bairro América, os estudantes estão passando pelo I Simuladão, com avaliação dos três primeiros módulos do semestre.

“Mesmo com os alunos em casa, a escola está em contato constante com eles. Estratégias de ensino como esta vêm sendo adotadas, justamente, para superar este distanciamento educacional entre escola e aluno neste momento de pandemia, tão difícil para todos nós”, afirma o coordenador pedagógico da Emef, Leonardo Guimarães.

No começo do ano letivo, a escola realizou prova diagnóstica para avaliar como os alunos estavam em relação à aprendizagem do ano anterior. Durante este período de aulas remotas, módulos com os conteúdos didáticos e atividades estão sendo entregues para os estudantes pela unidade de ensino de 15 em 15 dias.

O coordenador explica que a partir de três apostilas entregues, é realizada essa avaliação com formato semelhante à Prova Brasil e Enem. As questões são relacionadas a todas as disciplinas estudadas e proporcionais ao número de aulas semanais. Aplicativos e programas online como o WhatsApp, Google Classroom, Google Meet e Google Forms são usados na rotina escolar de ensino remoto.

“É importante avaliá-los para que tenhamos uma triagem do que aprenderam com os conteúdos passados pelos professores. Fizemos com o máximo de semelhança com provas de avaliação nacional para que já obtivessem familiaridade ao tentar resolver questões específicas. Além disso, imprimimos e entregamos a prova e o cartão de resposta para aqueles alunos que têm dificuldades com a internet”, pontua Leonardo.

A dona de casa Elisângela Cerqueira é presidente do Conselho de Pais da Emef Maria Thetis Nunes e mãe de dois alunos da unidade escolar: Joanderson Ezequiel, do 4º ano; e Alana Sthefany, do 7º ano. De acordo com ela, a metodologia que a escola vem adotando durante as aulas remotas tem sido eficiente.

“Eles têm lidado bem com essa situação. O modo de aprendizado não é como no presencial, mas está sendo bom. Estão aprendendo e os professores interagindo bastante com eles, constantemente acompanhando seus alunos e pedindo que a gente poste os deveres. Os pais em casa também têm que estar mais atentos aos seus filhos e os meus têm feito tudo direitinho, não têm dificuldade em nada”, relata dona Elisângela.