Prefeitura mantém regularidade da oferta de serviços no Centro de Controle de Zoonoses

Saúde
11/05/2021 16h10

Com o objetivo de prevenir, identificar e tratar enfermidades relacionadas causadas por animais aos seres humanos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta diversos serviços no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), unidade localizada no bairro Capucho, na zona Oeste.

Um desses serviços é a castração, no qual são realizadas cirurgias em animais caninos e felinos, com idades entre 4 meses e 8 anos. Segundo a médica veterinária do CCZ, Cíntia Freire, desde 2020 o Castramóvel, antes itinerante, passou a concentrar suas atividades na sede do CCZ.

“Mas as exigências continuam as mesmas. Para que seja realizado o procedimento cirúrgico, os tutores dos animais precisam se dirigir ao CCZ, em datas previamente divulgadas através das mídias sociais, munido de cópias de comprovantes de residência (somente com endereço de Aracaju), de renda de até um salário mínimo e meio, além de documento oficial com foto e de número de telefone ativo”, reforçou. 

Castração
Cíntia reforça ainda que o projeto busca, através do controle populacional com a castração de cães e gatos, aumentar o controle de doenças zoonóticas (transmissíveis do animal para o ser humano). A castração é uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, na retirada dos testículos.

“A cirurgia é realizada sob anestesia geral, é considerada de baixa complexidade, mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Para que os riscos operatórios sejam mínimos, os animais deverão ser submetidos à avaliação veterinária pré-cirúrgica. Após a castração, em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado. Além do controle populacional, a castração evita diversos problemas reprodutivos que podem acometer aos animais, como a piometra [afecções uterinas causadas pelo crescimento excessivo da camada interna do útero acompanhadas de infecção bacteriana] e tumor de mama, principalmente”, enfatiza.

Triagem Veterinária
O Centro de Zoonoses também é responsável pela triagem veterinária, através de um consultório para triagem de zoonoses, o qual funciona da seguinte maneira: o usuário residente em Aracaju tem um animal doente, mas não sabe o que ele tem, então pode levá-lo ao CCZ, onde será avaliado e orientado pelo médico veterinário. Caso haja suspeita de Leishmaniose, por exemplo, poderá ser coletado material para análise. 

"Disponibilizamos vacina antirrábica durante todo o ano para aplicação no consultório do CCZ, além das campanhas de vacinação antirrábica anuais. Também temos uma equipe para o controle químico de animais sinantrópicos, aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, mesmo contra a vontade dele. Nesse caso, é o morador que liga e reclama alguma situação com relação aos bichos. Uma equipe do Centro vai até o local tentar identificar o que está propiciando a vinda do animal para o local e para orientar os moradores. O telefone para contato é (79) 3179-3564”, orienta. 

Para além desses serviços, o CCZ ainda mantém o Projeto Praça Limpa e Protegida, que faz a dedetização e desratização em praças do município a fim de eliminar baratas, formigas, ratos; e os serviços em pontos estratégicos, que são voltados à borrifação em locais onde há probabilidade de o Aedes aegypti proliferar.