Formato das feiras livres da capital serve de modelo para município da Grande Aracaju

Serviços Urbanos
11/05/2021 17h00

O trabalho da Prefeitura de Aracaju que resultou na organização e reestruturação das feiras livres da capital está sendo referência para outras administrações municipais. Para conhecer detalhes do formato adotado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), uma equipe da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, município da Grande Aracaju, esteve reunida com o presidente Luiz Roberto Dantas, na sede da empresa municipal, nesta terça-feira, 11.

Na ocasião, o presidente da Emsurb detalhou a implantação do projeto, inclusive informando sobre a realização do processo de concessão pública para o gerenciamento dos espaços de comercialização ao ar livre. 

O secretário municipal de Serviços Urbanos de Socorro, José Antônio Paiva, ressaltou que o interesse da Prefeitura de Socorro se deu após constatar a organização e a limpeza das feiras livres de Aracaju.  

“São pontos que motivaram a nossa visita hoje. As feiras supervisionadas pela Emsurb são exemplos a serem seguidos. Por isso, servem de referência para o projeto que será executado em Socorro”, disse o secretário.

“Estamos em fase de planejamento para concessão das feiras no nosso município, e como a Prefeitura de Aracaju foi pioneira e a Emsurb tem toda uma experiência nesse assunto, viemos trocar informações e pedir a colaboração no processo”, acrescentou o assessor técnico Francisco Nascimento.

Licitação
A licitação para Concessão de Serviço Público voltada à organização e manutenção das feiras livres da capital é uma iniciativa pioneira da gestão municipal. De acordo com o presidente da Emsurb, este processo representou a preocupação da Prefeitura de Aracaju em oferecer mais segurança e melhores condições sanitárias para feirantes e consumidores, e intensificou as ações de reorganização das feiras livres desenvolvidas pela gestão, a partir de 2018.