Moradores aprovam criação dos novos bairros na antiga Zona de Expansão

Agência Aracaju de Notícias
14/05/2021 08h00

Desde o dia 23 de março, Aracaju possui seis novos bairros, na região que ficou conhecida como Zona de Expansão. Desde então, a capital sergipana conta com os bairros Mosqueiro, Robalo, São José dos Náufragos, Areia Branca, Gameleira e Matapuã.

A instituição dos novos bairros é o primeiro passo para a execução do projeto “Cidade Expansão”, que visa levar desenvolvimento urbano e sustentável para essa importante área de crescimento da capital. Os moradores dos novos bairros avaliam a mudança como positiva e esperam ansiosos pelas próximas etapas do “Cidade Expansão”. 

Dafne Leite, comerciante no mosqueiro, lembra que quando havia notícia sobre a Zona de Expansão, ninguém sabia identificar de fato em qual localidade. “Isso vai mudar, porque poderão informar em qual bairro, de forma mais precisa”, diz.

A moradora acredita que estabelecer o Mosqueiro como bairro vai ajudar em vários aspectos, principalmente a fortalecer a questão turística. “Aqui temos a Orla Pôr do Sol, as casas de veraneio, então será ótimo consolidar o bairro e ver o investimento no turismo”, comenta.

Moradora do Robalo, a aposentada Luciene Rosa espera que com essa mudança a Prefeitura tenha mais informações das necessidades de cada bairro. “Vai ficar mais fácil, inclusive, para a gente se mobilizar e buscar melhorias”, enfatiza.

Luciene diz que está ansiosa para acompanhar as transformações e pede que a Prefeitura esteja atenta às necessidades. “Precisamos de melhorias no saneamento básico, na drenagem e no transporte. Agora que a Prefeitura terá informações mais detalhadas sobre cada bairro, vai poder trabalhar para trazer benefícios”. 

O comerciante Erivaldo dos Santos, que tem um estabelecimento no bairro Areia Branca, afirma que a divisão vai ajudar a Prefeitura a identificar os problemas de cada localidade. “Vai facilitar para ver o que cada bairro precisa, ver quais são as necessidades, acredito que é uma mudança positiva”, avalia.

Erivaldo destaca que o estabelecimento dos bairros respeita cada localidade. “Antes, se referiam a tudo aqui como Zona de Expansão, mas a gente sabe que são localidades distintas, não dá para tratar como uma coisa só. Agora cada bairro vai ter sua importância”, destaca. 

Identidade preservada
Ao estabelecer os novos bairros, a Prefeitura de Aracaju teve o cuidado de manter as denominações históricas, preservando a identidade cultural e afetiva que a população de cada localidade possui.
 
A única alteração foi no São José, porque já existe um bairro com este nome na capital, então foi nomeado como São José dos Náufragos, para respeitar o cemitério dos Náufragos, que é um ponto histórico muito importante da cidade de Aracaju.

A doceira Emilly Victória, moradora do São José dos Náufragos, comenta que estabelecer os bairros, preservando o nome tradicional, é muito importante para valorizar a história de cada localidade. “A gente vai dar mais valor ao local, porque vai poder dizer: eu moro no bairro São José dos Náufragos, não é mais aquela denominação vaga de Zona de Expansão”, considera.

Segundo Emilly, essa mudança vai trazer vários benefícios, inclusive para questões práticas, como a regularização dos endereços. “A gente faz um pedido e informa que é na Rodovia dos Náufragos, mas em qual altura? Era uma dificuldade explicar. Com o bairro, vai ficar bem mais fácil receber uma entrega, solicitar um carro de aplicativo”, ressalta.

Para a auxiliar de serviços gerais Maria da Glória Beltrão, moradora do Matapuã, a oficialização das localidades como bairro consolida o que já acontecia na prática. “Nós, moradores, já temos consciência que os bairros são separados. Então a gente dizia: vamos ali no Robalo, no Mosqueiro. Agora, isso vai acontecer oficialmente, é um reconhecimento da nossa história”, relata.

Na avaliação de Maria da Glória, essa mudança vai ser positiva, porque os moradores de cada bairro vão poder se organizar para buscar as melhorias para sua comunidade. “A Prefeitura vai poder olhar para cada bairro e ver o que precisa. Nossa expectativa é que essa mudança traga mais benefícios”, afirma.