Prefeitura conclui capacitação profissional de moradores do 17 de Março e Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
11/05/2021 18h35

Investindo na qualificação profissional da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, encerrou nesta terça-feira, 11, o curso de Auxiliar Administrativo, realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UPQ) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) do bairro 17 de Março.

 

O curso, que teve início no dia 20 de abril, é mais um dos benefícios que fazem parte do Projeto de Trabalho Social (PTS) que integra o Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste de Aracaju – “Construindo para o Futuro”.

 

A ação foi executada pelo município por meio dos recursos oriundos do financiamento de R$ 400 milhões viabilizados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para que a oferta aconteça, a Coordenação da Área Social (UPC), da Secretaria Municipal da Assistência Social, realiza o acompanhamento e monitoramento.

 

O curso ofertado cumpriu carga horária de 60 horas, de forma presencial, obedecendo aos protocolos de higiene e segurança contra o contágio do novo coronavírus. O cronograma abordou conteúdos como conceito de administração, habilidades de um administrador, mercado de trabalho, funcionamento de uma empresa, ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal no trabalho, perfil do profissional, ética profissional, atendimento e noções de telemarketing, além do trabalho em equipe, rotinas administrativas, rotinas de departamento pessoal, tipos de documentos e técnicas de arquivo. Incluindo módulos de organização de documentos, conceito de contabilidade, reuniões e responsabilidades do assistente.

 

Além da capacitação de Auxiliar Administrativo, o local já recebeu outros seis cursos: Liderança Comunitária; Pallet; Comunicação Digital; Formação de Computadores; Instalação de Sistemas Operacionais e Aplicativos; Cuidador de Idosos e Garçom.

 

De acordo com a assistente social do PTS, Ana Flávia Oliveira, o curso foi ofertado tanto para os moradores do 17 de Março, como para os do Santa Maria.

 

“Encerramos hoje o curso de Auxiliar Administrativo e, apesar de estar sendo realizado aqui no 17 de Março, nós atendemos a população dos dois bairros. Inicialmente, 15 pessoas haviam se inscrito e agora 12 estão concluindo. Sabemos que a realização da capacitação é de bastante relevância, pois esse curso abre portas para uma profissão que trabalha em diversos órgãos, facilitando o acesso ao mercado de trabalho. É uma excelente oportunidade para todos que estão fazendo; seja o jovem que busca o primeiro emprego, como os mais experientes, que já possuem o conhecimento de outros trabalhos”, afirmou a assistente social.

 

Aos 17 anos, o estudante do ensino médio, Jorge dos Santos, comemora o curso concluído. “Só tenho a agradecer por tudo o que aprendi aqui. Desde que cheguei fui bem recebido e me dediquei a essa oportunidade”.

 

Com uma turma marcada pelo comprometimento, o facilitador do curso, o instrutor de Gestão de Negócios, Diego Santos de Almeida, declarou a satisfação em concluir o trabalho dentro do projeto. “ Inicialmente o objetivo era trabalhar os conceitos teóricos e elaborar práticas em sala de aula. Mas a minha expectativa foi superada com essa turma tão comprometida com o propósito de aprender e se capacitar. Eles mesmos trouxeram experiências de vida e questões profissionais que foram abordadas internamente. Só desejo muito sucesso a todos!”, declarou com alegria.

 

Para Diego Santos Lima , 18 anos, o curso foi transformador, não só para a vida profissional. “Encerro o curso sabendo que desenvolvi questões que vão além da ética. Aprendi sobre leis, conceitos administrativos, e sei que tudo isso vai me ajudar não só na profissão, mas na vida pessoal também”, concluiu.


Projeto
O objetivo do
Projeto de Trabalho Social (PTS) é desenvolver um trabalho com as comunidades desses locais, por meio de ações socioeducativas com a realização de oficinas, workshops e cursos profissionalizantes, abordando eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público, além de visitas às obras em execução.

Além dos cursos,
o Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste de Aracaju – “Construindo para o Futuro”, inclui obras que serão construídas nos dois bairros, como um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).