Profissionais da enfermagem auxiliam na missão da Prefeitura de cuidar dos aracajuanos

Saúde
12/05/2021 14h00

Quando o mundo parou e todos tiveram que ficar em casa, eles fizeram o caminho inverso e saíram para cuidar. Um ato que acaba virando hábito, uma escolha que vira missão, com um significado inimaginável para quem recebe esse cuidado, principalmente em meio a uma pandemia.

Neste 12 de maio, dia em que se homenageiam os profissionais da enfermagem, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, parabeniza os 524 enfermeiros e enfermeiras que incansavelmente atuam na rede, no trabalho de assistência à saúde e na linha de frente no atendimento covid.

Seja na Rede de Atenção Primária, Rede Especializada, Rede de Urgência e Emergência, e Rede de Atenção Psicossocial, incluindo o atendimento covid, profissionais que cuidam tratando, outros profissionais de enfermagem também atuam nas equipes de vacinação contra a covid-19. São profissionais que cuidam protegendo, orientando e distribuindo doses de esperança em um cenário tão delicado e difícil de encarar.

Yasmin Silva é enfermeira há dois anos e atualmente trabalha na coordenação da equipe de vacinadores do posto volante montado no Parque da Sementeira. Quando escolheu a profissão, a fez pela certeza de que sempre, com o seu trabalho, estaria ajudando alguém que precisa.

“Não é fácil, pois sorrimos e choramos com os familiares. Mas a gratidão de poder fazer parte de algo tão especial é enorme, e hoje, me sinto totalmente grata por ser enfermeira e poder estar atuando na linha de frente, ainda mais na vacinação contra a covid-19. Cada olhar de felicidade, cada sorriso, cada mensagem de gratidão, cada presente e cada lágrima no nosso dia a dia nos fortalece e nos impulsiona para buscar o nosso melhor”, relatou Yasmin.

Atuando na área há três anos, a enfermeira Priscila Nascimento compõe a equipe de vacinadores da SMS e afirma que sempre foi fascinada pela área da saúde e uniu esse amor à vocação ao cuidado. “Ser enfermeiro atualmente é levar esperança. Esperança por dias melhores, pois por meio do nosso trabalho e empenho iremos imunizar toda a população, e consequentemente, devolver os abraços calorosos que todos nós tanto amamos”, afirmou.

“Diante do que estamos vivendo nessa pandemia, admito que nunca imaginei viver tudo isso, mas essa realidade fez com que todos nós, profissionais, nos uníssemos em busca do objetivo de salvar vidas e vencer esse vírus. Me sinto muito privilegiada e honrada por ser profissional da saúde, por ser enfermeira e por poder estar na linha de frente e somando nesse momento tão difícil para toda a população”, analisou a enfermeira Daniele Freire, que iniciou seu primeiro ano de profissão de maneira desafiadora.