Prefeitura inicia vacinação contra covid-19 para gestantes e puérperas com comorbidades

Saúde
12/05/2021 16h18

Nesta quarta-feira, dia 12, gestantes e puérperas com comorbidades começaram a receber a vacina contra covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, e na Carlos Hardman, no bairro Soledade.

Para receber a vacina na UBS a gestante deve apresentar documento com foto e o relatório médico, constando a Classificação Internacional de Doenças (CID), com validade nos últimos 6 meses.

Além das duas Unidades, que funcionam das 8h às 16 horas, as gestantes e puérperas com comorbidades podem realizar o cadastro no site da Prefeitura de Aracaju para receber a dose do imunizante no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, no Siqueira Campos, mediante apresentação de código validado. O funcionamento do auditório vai das 8h às 16h30.

Comorbidades
Gestantes com cardiopatias, diabetes, obesidade com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima ou igual a 40, doenças neurológicas, pneumopatia, doença renal crônica e imunodeficiência estão incluídas no plano de vacinação.

Gestante há quatro meses e com hipertensão gestacional, Rianele Luiza dos Santos, vacinada na UBS Carlos Hardman, diz que o fluxo da vacinação bem tranquilo. “Precisamos seguir os protocolos do Ministério da Saúde, trazer toda a documentação e, principalmente, o relatório com a comorbidade que temos. Depois da vacina, esperamos 15 minutos no local de aplicação e depois os três meses para a segunda dose”, explicou. 

Suspensão
A SMS suspendeu a vacinação contra covid-19 para gestantes e puérperas sem comorbidades. A interrupção obedeceu a orientação do Ministério da Saúde, o qual autorizou o uso das vacinas CoronaVac e Pfizer apenas nos casos de mulheres com comorbidades.

As gestantes que receberam primeira dose do imunizante AstraZeneca devem completar o ciclo vacinal com a segunda dose, de acordo com prazo do cartão vacinal.