Trabalho de garis e margaridas garante a limpeza da cidade e o bem-estar da população

Serviços Urbanos
14/05/2021 07h00

O cuidado com a manutenção da limpeza pública da cidade é um desafio constante encarado pela Prefeitura de Aracaju. Para isso, a gestão, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), conta com cerca de 1.200 agentes, conhecidos popularmente como garis e margaridas, atuando diariamente em ações que asseguram bem-estar à população.

Neste sentido, por meio destes trabalhadores e trabalhadoras, além da coleta domiciliar, outras frentes de serviços operacionais são ofertadas com regularidade. É o caso das atividades de varrição, capinação, roçagem, limpeza manual de canal e recolhimento de entulho, bem como a conservação das áreas verdes, através da jardinagem e paisagismo.

Para o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, esses executores diretos dos serviços de manutenção e embelezamento da capital, cumprem, também, uma função de garantia à saúde. O esforço contínuo deles, aliado ao empenho da Prefeitura, inclusive, faz com que a limpeza pública de Aracaju seja avaliada positivamente pela população.

“O trabalho dos garis e margaridas deve ser muito valorizado e respeitado, até porque limpeza pública é sinônimo de saúde pública. Uma cidade mais limpa e organizada, onde os resíduos não ficam espalhados nas ruas contribuindo para geração de vetores,  só traz benefícios para a sociedade. Por isso, no dia 16 de maio, Dia do Gari, nada mais justo que render homenagens a esses profissionais que com o seu suor, compromisso e determinação colaboram significativamente para o bem-estar dos munícipes”, destacou o presidente.

O diretor de Operações, Bruno Moraes, ressaltou a colaboração destes profissionais para  a construção da qualidade de vida da população. “Não é só varrer as ruas, praças, avenidas e recolher o lixo. O trabalho dos garis vai muito mais além e proporciona o bem comum para a sociedade aracajuana, que passa a circular em um ambiente limpo e organizado. Ou seja, através deles construímos todos os dias uma Aracaju melhor”.