Equipes da Prefeitura de Aracaju monitoram situação da chuva

Agência Aracaju de Notícias
14/05/2021 08h30

Equipes da Prefeitura de Aracaju monitoram desde as primeiras horas desta sexta-feira, 14, os possíveis pontos de alagamentos da cidade, em decorrência das chuvas. De acordo com a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), nas últimas 24h (das 8h de quinta-feira, 13, às 8h desta sexta-feira) choveu cerca de 46,1 milímetros (mm) em Aracaju, e nas últimas 6h (das 2h desta madrugada até às 8h da manhã) choveu 21,9 mm, quantidade que não causa transtornos, principalmente porque o sistema pluviométrico da capital sergipana tem reagido bem à carga d'água, em virtude de ações preventivas.

 
Até o momento, não houve registro de ocorrências por meio do 199. A previsão, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é que a chuva continue de forma moderada e intermitente pelas próximas 48h, bem como possibilidade de ventos fortes de 40km a 60 km por hora.

"Não tivemos chamadas no 199 por conta da chuva. Essas chuvas ocorrem de forma intermitente, isto é, chove e para, então, são mais tranquilas. O problema é quando há uma grande concentração ou quando as chuvas percorrem um grande tempo sem parar, mas não é o caso de agora. De qualquer forma, as equipes estão todas em alerta", informou o gestor da Semdec, Luis Fernando ALmeida.

O secretário Luis Fernando destacou ainda que o bairro onde mais choveu, até o momento, foi o Industrial, e no bairro Atalaia foram registradas as maiores rajadas de ventos, denominados de "Sudoeste", com 41,6 km/h.

Vale frisar que, com base no Centro de Meteorologia de Sergipe, o período chuvoso em Aracaju vai de março até o mês de junho, historicamente normais para o período, mas é preciso atenção para a possibilidade de precipitações volumosas em curto espaço de tempo.
 
Atuação conjunta
Além da vigilância da Defesa Civil, equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), assim como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres.

Contatos
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes, além de enviar mensagem para o 40199 e receber alertas sobre mau tempo no celular.